Maior empresa de comércio eletrônico da América Latina, o Mercado Livre cresceu ainda mais em 2020. O Mercado Pago, braço financeiro da companhia, registrou mais que o dobro das transações no segundo trimestre. A inspiração para as ações vieram da China, mais precisamente do Alibaba.
“Quando vimos o que a Ant Financial tinha feito com seu fundo de investimento, replicamos isso com nossos fundos de investimento na Argentina, Brasil e México”, contou o presidente executivo do Mercado Livre, Osvaldo Gimenez, à Reuters.
A Ant Group é o braço financeiro do Alibaba e investiu em desbancarizados nos últimos anos, trazendo um público novo ao e-commerce.
O valor de mercado do Mercado Livre dobrou somente neste ano, para 61,6 bilhões de dólares, embora isso ainda esteja muito longe da estimativa de 250 bilhões de dólares da Ant. O fundo do Mercado Pago, que atrai poupadores a investir pequenas quantias para obterem retornos maiores do que os oferecidos por bancos, tem mais de 11 milhões de clientes, novamente muito menor do que a Yu’e Bao. Mas há espaço para um grande crescimento.
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Metade da população da América Latina não tem contas bancárias e as empresas de pagamento digital estão crescendo, incluindo participantes como o aplicativo bancário Uala e os unicórnios dLocal e Nubank. O mercado de pagamentos móveis da região deve atingir 302,7 bilhões de dólares até 2025, de acordo com um relatório da consultoria PayNXT360, ante 50 bilhões de dólares em 2016.