Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre destrincha novidades no meli Experience' 23; novos CDs no Recife e Rio de Janeiro são anunciados

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Peça importante no quebra-cabeça do e-commerce na América Latina, o Mercado Livre soma na região, até o momento, 47,5 milhões de compradores únicos. O número é quase o dobro do que em 2019 – 24,1 milhões – e demonstra, na prática, o ganho de dimensional da companhia nos últimos quatro anos.

Mercado Livre Experience` 23 - Mercado Livre
Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre, e Marcos Galperin, cofundador e CEO do Mercado Livre (Imagem: Lucas Kina/E-Commerce Brasil)

Este e outros dados, além de novidades da empresa para o Brasil, foram anunciados nesta quarta-feira (30), no primeiro dia do Mercado Livre Experience’ 23.

Logística

Entre os anúncios, o Mercado Livre oficializou a abertura de mais dois Centros de Distribuição (CDs) no Rio de Janeiro e Recife. A novidade permitirá, segundo os executivos Marcos Galperin e Fernando Yunes, atender a região metropolitana de ambas capitais em entregas do mesmo dia, além de agilizar o prazo para a região como um todo.

“Nosso posicionamento e resultados no Brasil indicam solidez e liderança no setor. É por conta disso que estamos criando mais produtos e iniciativas que fidelizem cada vez mais e potencializem players”, citou Galperin durante a coletiva.

A contextualização para a ampliação está na própria operação atual do Mercado Livre. Com 1,2 mil itens entregues por minuto no Brasil, a modaidade de entrega de mesmo dia representa 50% da fatia total, enquanto as que são feitas em até 48 horas ocupam 80%.

Também como forma de melhorar aspectos logísticos, uma nova aeronave se junta a frota do Mercado Livre e ajuda na expansão de capilaridade da empresa.

“O nosso foco é em sustentabilidade e agilidade, nosso operacional contará, até o final do ano, com oito aeronaves de carga. Junta-se a isso os 10 CDs espalhados pelo país”, afirma Yunes.

Mais números

Atualmente, o Mercado Livre conta com 41 vendas por segundo feitas na América Latina. Enquanto isso, no Brasil, a empresa já alcançou 20 mil funcionários e continua voltando atenções para melhorias.

No início do ano, o Mercado Livre oficializou que destinaria R$ 19 bilhões para investimentos no mercado brasileiro até o final de 2023. Hoje, no primeiro dia do Mercado Livre Experience, o valor foi confirmado.

Já com o Mercado Pago especificamente, neste ano, foram contabilizadas 271 transações por segundo. O contraste maior fica na análise com 2019, quando eram feitas 36 por segundo.

Outras novidades do Mercado Livre

O dia também serviu para a companhia lançar, oficialmente, o Mercado Play e o Meli+. Enquanto o primeiro e um streaming que terá conteúdos gratuitos e veiculará anúncios do Mercado Livre e seus parceiros, o segundo configura o rebranding do até então Mercado Pontos/Nível 6.

A ideia, com ambos, é potencializar ações de parceiros e gerar fidelização de usuários, oferecendo descontos, frete grátis e outras facilidades.

Essa é a maior edição do Mercado Livre Experience.