Com aulas online, o Mercado Livre anuncia novo curso para profissionalização de lojistas no comércio eletrônico. A proposta, segundo o marketplace, é ajudar quem já empreende online, mas precisa de auxílio para alavancar seus negócios.
O curso faz parte da agenda de fomento ao empreendedorismo digital promovida pelo Mercado Livre com o intuito de democratizar o varejo brasileiro. Ele é voltado sobretudo para lojistas que já vendem pelo Mercado Livre e precisam de um treinamento melhor para realizar a gestão dentro da plataforma.
“Nós, do Mercado Livre, trabalhamos para a democratização do acesso ao comércio eletrônico como forma de contribuir com o desenvolvimento econômico do país. Temos uma agenda ampla nesse sentido, e somada a essa agenda, está nossa iniciativa em oferecer ferramentas para impulsionar o crescimento dos empreendedores que atuam em nossa plataforma, impactando diretamente na recorrência e rentabilidade para o nosso marketplace”, explica Idário Costa, gerente de Marketplace do Mercado Livre.
O curso
O curso, chamado de “Gerente de e-commerce”, é pago e toda a grade será aplicada de forma remota. Composto por 8 módulos distribuídos em 100 horas de aula, totalizando 3 meses de curso.
O conteúdo da capacitação inclui orientações práticas para montar um plano de negócios para marketplaces e gestão em diversas áreas, como: operacional, de pessoas, financeira, vendas, marcas e logística.
Além da parte teórica, o aprendizado vem acompanhado de um kit de ferramentas para gestão da loja, suporte na plataforma de aulas, acesso à comunidade de vendedores, aulas extras para tirar dúvidas, trilhas de conteúdos extras e certificado de conclusão.
Imersão
Os participantes da primeira turma poderão contar com um dia de imersão na Melicidade, escritório do Mercado Livre, localizado em Osasco-SP, além de um Masterclass sobre logística no Fulfillment de Cajamar-SP.
Além disso, os alunos terão acesso à comunidade de vendedores do Mercado Livre e serão presenteados com um diagnóstico gratuito da conta do vendedor, pensado para aprimorar as operações, auxiliando no crescimento de vendas de sustentável de seu negócio.
Hoje, a plataforma do Mercado Livre tem 3,5 milhões de vendedores em toda a América Latina. No Brasil, são oferecidas diversas ferramentas com o objetivo de que o vendedor cresça e se desenvolva dentro da plataforma.
Os empreendedores que atuam no e-commerce contam com o Programa de Vendedores, que se constitui de quatro estágios: “Você Chegou”, com palestras voltadas a empreendedores iniciantes ou que estão pensando em começar a vender na plataforma; “Você Vendeu”, com temas direcionados a quem já está vendendo, mas busca profissionalizar o negócio para obter mais resultados; “Você Cresceu”, com apresentações dirigidas a quem já conhece bem as ferramentas da plataforma, mas deseja se profissionalizar ainda mais; e “Você Venceu”, pensada para vendedores que desejam ampliar ainda mais seus resultados, mas com um direcionamento mais inspiracional.