A Meta comprou uma participação minoritária na EssilorLuxottica, maior fabricante de óculos do mundo e dona da marca Ray-Ban. O movimento reforça o compromisso da empresa de tecnologia com o desenvolvimento de óculos inteligentes integrados à inteligência artificial (IA). As informações são da Bloomberg.

A dona do Facebook adquiriu cerca de 3% da empresa europeia, em um investimento avaliado em aproximadamente € 3 bilhões (US$ 3,5 bilhões), com base no valor de mercado atual. A Meta estuda ampliar sua fatia para até 5%, embora o plano ainda esteja em avaliação.
Com sede na Califórnia, a Meta mantém uma parceria com a EssilorLuxottica desde 2021, quando lançaram o primeiro modelo dos óculos Ray-Ban com câmeras integradas e assistente de IA. No mês passado, a linha foi expandida com um modelo da marca Oakley.
A aproximação consolida o foco do CEO Mark Zuckerberg em controlar mais etapas da experiência do usuário — incluindo o hardware. Os óculos inteligentes são vistos como uma peça central na estratégia de longo prazo da companhia, que visa reduzir a dependência dos smartphones fabricados por concorrentes.
Meta e EssilorLuxottica não comentaram o negócio.
Desdobramentos
O investimento também oferece à Meta acesso a capacidades industriais e à rede de distribuição global da EssilorLuxottica. Isso, por si só, é considerado estratégico em termos de escala e capilaridade para os produtos.
Do lado da fabricante europeia, a aliança fortalece sua presença no setor de tecnologia, com potencial de ganhos caso as apostas da Meta sobre o futuro da computação — que incluem o uso cotidiano de óculos ou headsets — se confirmem.
Com a notícia, os recibos de ações da EssilorLuxottica negociados nos EUA subiram até 6,9%, atingindo US$ 148 — maior alta intradiária desde abril. As ações da Warby Parker, concorrente no setor, também avançaram 4,3%.