O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou hoje que a empresa está iniciando sua expansão internacional do suporte NFT no Instagram . A expansão segue o lançamento inicial do teste NFT da rede social em maio. Com essa expansão, usuários e empresas em mais de 100 países da África, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e Américas poderão compartilhar suas NFTs no Instagram. Antes da expansão, o suporte estava disponível apenas para criadores selecionados nos Estados Unidos.
A empresa também anunciou hoje que a Coinbase Wallet e a Dapper Wallet agora são aceitas como uma carteira de terceiros compatível para uso. O Instagram também está expandindo seus blockchains suportados para incluir o Flow.
A funcionalidade NFT do Instagram permite que os usuários conectem uma carteira digital, compartilhem NFTs e marquem automaticamente um criador e um colecionador para atribuição. Você pode compartilhar NFTs em seu feed principal do Instagram, Stories ou em mensagens. Depois de postar um colecionável digital, ele terá um efeito cintilante e poderá exibir informações públicas, como uma descrição do NFT.
Para postar um colecionável digital no Instagram, você precisa conectar sua carteira digital ao Instagram. A partir de hoje, o Instagram suporta conexões com carteiras de terceiros, incluindo Rainbow, MetaMask, Trust Wallet, Coinbase Wallet e Dapper Wallet. Blockchains suportados incluem Ethereum, Polygon e Flow. A rede social observa que não há taxas associadas à postagem ou compartilhamento de um colecionável digital no Instagram.
No início deste ano, Zuckerberg disse que a Meta vai trabalhar em NFTs de realidade aumentada, ou 3D NFTs , que você pode trazer para o Instagram Stories usando o Spark AR, que é a plataforma de software AR da empresa. Hoje, a empresa revelou que está começando a permitir que as pessoas exibam e compartilhem seus colecionáveis digitais como adesivos AR no Instagram Stories.
Meta diz que a expansão de hoje reflete seu trabalho para expandir o acesso à tecnologia web3 por meio de NFTs e apoiar criadores que desejam monetizar seu trabalho e construir uma comunidade com seus fãs e colecionadores.
“Entendemos que a tecnologia blockchain e os NFTs levantam questões importantes sobre sustentabilidade”, disse a empresa durante o lançamento inicial do teste NFT em maio. “A Meta ajudará a reduzir o impacto das emissões que podem estar associadas à exibição de colecionáveis digitais no Instagram comprando energia renovável.”
A expansão no Instagram ocorre algumas semanas depois que a Meta começou a testar NFTs com criadores selecionados no Facebook. Na época, a empresa disse que não ofereceria a capacidade de transformar postagens colecionáveis digitais em anúncios por enquanto.
A expansão da funcionalidade NFT do Instagram vem como fotos de perfil NFT habilitadas para o Twitter para usuários premium no início deste ano . Instagram e Twitter não são os únicos gigantes digitais que procuram adotar NFTs, como a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, sugeriu que a plataforma pode adotar tecnologias web3, incluindo NFTs, como forma de ajudar os criadores do YouTube a ganhar dinheiro. Além disso, o Reddit lançou recentemente um novo mercado de avatar baseado em NFT que permite aos usuários comprar fotos de perfil baseadas em blockchain por uma taxa fixa.
Leia também: Metaverso e refeições: 7 de 10 consumidores se interessam por mix de ambos
Fonte: Tech Crunch