A migração de plataforma de e-commerce acontece quando uma loja virtual precisa mudar de uma solução tecnológica para outra, visando atender melhor às suas demandas e melhorar a experiência do cliente. Esse processo pode ser um tanto trabalhoso, considerando que diversas etapas importantes, como a transferência de produtos, costumam ser feitas manualmente.

O que é a migração de plataforma
A migração é o processo de transferir uma loja virtual de uma plataforma de e-commerce para outra. Envolve a transferência de dados da loja e dos clientes, catálogo de produtos, funcionalidades essenciais, etc.
Geralmente, a migração acontece quando a plataforma atual não atende mais às necessidades do negócio.
Porém, exige planejamento e cuidado para evitar perdas de dados ou impacto negativo no desempenho da loja. Isso inclui garantir que os produtos sejam transferidos corretamente, que o design seja adaptado à nova plataforma e que o SEO da loja seja preservado.
Contudo, existem soluções para facilitar esse processo, como ferramentas automatizadas que agilizam a migração, minimizando o risco de erros manuais e economizando tempo. Assim, a transição pode ser feita de forma mais eficiente, permitindo que o lojista foque no crescimento do negócio.
Quando e por que realizar a migração de plataforma
Outro indicativo de que pode ser a hora de migrar de plataforma é quando o negócio começa a expandir. É comum que no início do empreendimento os lojistas apostem em plataformas mais baratas e básicas com funcionalidades limitadas.
Contudo, quando o negócio começa a crescer, é preciso adotar uma série de funcionalidades para acompanhar seu ritmo e manter o padrão de qualidade da experiência do cliente.
A experiência do cliente também melhora com interfaces modernas, navegação intuitiva e processos de checkout mais ágeis, o que impacta diretamente na conversão e fidelização.
Por fim, a escalabilidade oferecida por plataformas modernas garante que o e-commerce esteja preparado para demandas futuras, como expansão internacional ou aumento do catálogo de produtos.
Como automatizar a transferência de produtos na migração de plataforma
Ao automatizar esse processo, o lojista elimina o risco de erros comuns, como produtos com informações incompletas ou categorização incorreta. Além disso, a automação acelera o processo e permite que o lojista foque em outras etapas da migração, como o design da loja ou a configuração de integrações essenciais.
O aplicativo transfere automaticamente os produtos de forma rápida e simples. O processo é feito da seguinte forma:
- Primeiro, o lojista deve realizar a integração do Automágico com as duas plataformas: a atual e a que o lojista deseja migrar;
- Depois, deve ir à guia “Migrar” e clicar em “Puxar produtos de uma plataforma”;
- O próximo passo é selecionar a plataforma atual e clicar em “selecionar API recomendado” e “importar para dentro do Automágico”;
- Depois que todos os produtos forem importados, deve clicar em “migrar”, selecionar a plataforma de destino, escolher se vai migrar todos os produtos ou selecioná-los manualmente e, finalmente, “migrar para a plataforma selecionada”.
- Os produtos selecionados serão migrados automaticamente com todas as informações.
Confira o passo a passo em vídeo:
Feita a migração, o lojista deve revisar todos os produtos para garantir que está tudo certo e ajustar o que for necessário. Para automatizar a transferência de produtos na migração de plataformas, experimente o Automágico gratuitamente.
Comentários