A Mirakl, plataforma SaaS de marketplace corporativo, apresenta os dados da sua pesquisa anual O Cenário da Adoção do Marketplace Online 2023. A segunda edição do relatório foi conduzida pelo Schlesinger Group, uma empresa de pesquisa independente, que escutou 9.600 consumidores, de 16 diferentes países, incluindo 751 do Brasil 751 consumidores brasileiros sobre seus hábitos e preferências de compras. O objetivo é explorar as formas como os compradores online estão moldando a economia de marketplace no mundo e em cada país.
De acordo com a pesquisa, a inflação tem sido um ponto decisivo na sua escolha pela compra online no Brasil. Sete em cada 10 (70%) são mais propensos a fazer compras on-line em épocas de alta inflação, em comparação com 37% dos entrevistados globais. Ainda, 93% dos consumidores do país buscam melhor valor na hora de comprar por conta da inflação — em comparação com 89% dos entrevistados globais. Como resultado, a grande maioria (85%) espera aumentar seus gastos on-line nos próximos 12 meses.
O estudo apontou ainda que os consumidores aumentarão seu foco na economia digital em 2023. Aqui estão as três principais conclusões que estão definindo as perspectivas do consumidor brasileiro sobre o comércio enquanto navegam neste período de transição:
Os brasileiros estão buscando alternativas para diminuir o impacto dos custos crescentes: mais da metade (54%) dos entrevistados diz que se concentram na marca que oferece o melhor negócio e apenas 21% dizem que continuam comprando com marcas que amam, independentemente do preço. Além disso, 48% dos consumidores brasileiros afirmam estar buscando produtos alternativos com preços mais baixos, demonstrando ainda que os varejistas devem enfatizar o valor se quiserem manter a fidelidade à marca.
Melhor valor e seleção de produtos motivam os consumidores on-line: a maioria (77%) dos consumidores brasileiros acredita que comprar on-line oferece melhor valor, e 75% dizem que conseguem encontrar uma melhor seleção de produtos on-line em comparação com a loja física.
A conveniência do marketplace continua insuperável: como em grande parte do mundo, o novo relatório também encontrou marketplaces no centro da mudança dos consumidores brasileiros para compras on-line. Os consumidores relataram usar marketplaces para 50% de suas compras on-line gerais e 87% dizem que preferem sites de e-commerce que incluem um marketplace on-line aos que não o fazem.
As principais razões para essa preferência incluem melhores preços (65%) e melhores opções de entrega (46%). Impulsionados pelo valor, 81% dos consumidores brasileiros dizem que gostariam que mais de seus varejistas favoritos tivessem marketplaces on-line, e 81% também dizem que os marketplaces são a maneira mais conveniente de fazer compras hoje.
Ainda, as categorias de produtos mais buscadas online por brasileiros são, em ordem de prioridade, eletrônicos, vestuários e saúde e beleza.
Para mais dados da pesquisa, leia O Cenário da Adoção do Marketplace Online 2023.