Embora controlem um poder econômico global de US$ 31,5 trilhões, as mulheres ainda são sub-representadas em campanhas e estratégias de marketing. No entanto, marcas que adotam uma representação mais autêntica e positiva das mulheres podem aumentar suas vendas em até 10 vezes. Essa é a principal conclusão do estudo GEM Lift 2024, realizado pela Circana, em parceria com a ANA’s SeeHer.

O levantamento destaca o impacto da publicidade na promoção da equidade de gênero. Campanhas que retratam mulheres de forma precisa e positiva apresentam um desempenho superior ao de 2019, quando o crescimento em vendas era de 5 vezes.
Além disso, 94% dos consumidores consideram a igualdade de gênero um tema relevante e 81% demonstram otimismo quanto aos avanços na área.
Nos Estados Unidos, as mulheres movimentam US$ 10 trilhões anualmente.
Outros pontos
A diversidade também influencia diretamente os resultados de marcas. Criativos que abordam crescimento pessoal e empoderamento feminino impulsionam as vendas em nove vezes entre a geração Z e millennials mais jovens.
A presença de mulheres de diversas etnias também melhora o retorno sobre o investimento (ROI) publicitário, beneficiando consumidores de diferentes origens. Afro-americanos e hispânicos, por exemplo, engajam mais com marcas que valorizam a diversidade.
Mesmo com esses avanços, o estudo aponta um retrocesso nos últimos dois anos em relação a presença de mulheres nas lideranças da publicidade, índice que caiu 18%. A análise de Circana e SeeHer é de que isso mostra que oportunidades estão sendo perdidas por marcas que buscam conexão com um público de alto poder de compra.
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