A evolução tecnológica moldou de maneira distinta o comportamento das gerações Millennial (1981 e 1996) e Z (1995 e 2010), resultando em hábitos de compra online diferentes, porém com algumas semelhanças.
Por um lado, os Millennials acompanharam o surgimento da internet, mas a Geração Z já cresceu imersa no ambiente digital, influenciando diretamente seus comportamentos de consumo. Segundo dados do IBGE, a Geração Z representa pouco mais de 10% dos 203 milhões de habitantes no Brasil, impactando cada vez mais o varejo.
Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina, explica que: “por serem nativos digitais, a tecnologia é uma extensão natural da vida desses jovens, que possuem grande habilidade para lidar com múltiplas tarefas simultâneas. No entanto, notamos que os Millennials ainda preferem a conveniência da internet para realizar compras, utilizando diferentes dispositivos”.
A maior diferença, segundo pesquisa da TIC Domicílios, das gerações no varejo online está na escolha dos dispositivos; enquanto os Millennials ainda usam majoritariamente os computadores, a Geração Z prefere smartphones.
Outro ponto de divergência é o comportamento de compra, enquanto a Geração Z tende a ser mais impulsiva – com maior propensão a compras imediatas – os Millennials costumam gastar mais tempo pesquisando antes de tomar decisões.
Apesar das diferenças, ambas as gerações estão totalmente inseridas no mundo digital e preferem fazer suas compras online, em vez de em lojas físicas. “Esses consumidores valorizam processos simples, rápidos e sem complicação. Por isso, os varejistas estão continuamente aprimorando suas plataformas digitais para atender a essas demandas”, comenta Garcia.