Vivemos na era dos dados e isso significa que você pode usá-los a seu favor, para fazer seu negócio crescer. Eles ajudam a entender o passado, organizar o presente e direcionar – às vezes, até prever – o futuro.
Em outras palavras, é impossível tomar decisões estratégicas e assertivas sem uma análise constante dos números do seu e-commerce. Então, se você quer evoluir nesse sentido, conheça as métricas essenciais para medir o desempenho do seu site e adote-as para potencializar seus resultados:
1. Tráfego do site
E, ainda, fundamentar decisões para otimizar a experiência do usuário, melhorar o desempenho do site, potencializar suas estratégias de marketing e aumentar a conversão.
2. Tráfego por canal
Por exemplo, se a maior parte dos acessos vem a partir da pesquisa orgânica e não da pesquisa paga, você precisa rever seu orçamento de anúncios. Se for o contrário, talvez seja interessante pensar e investir em uma estratégia SEO. E por aí vai!
3. Taxa de rejeição e Taxa de saída
Juntos, esses dados servem de alerta para possíveis problemas no seu funil de vendas, suas páginas de destino ou conteúdos. E te ajudam a entendê-los e corrigi-los com eficiência!
4. Dados demográficos dos usuários
Portanto, os dados demográficos dos usuários (gênero, idade, localização, interesses) são outra métrica essencial para medir o desempenho do seu site ou e-commerce.
Eles servem tanto para avaliar o resultado de ações de marketing e investimentos em mídia paga quanto para identificar novas oportunidades e nichos que você pode explorar.
5. Taxa de conversão
Ou seja, ela vai te mostrar se seus esforços de marketing, otimização e usabilidade estão fazendo sentido e trazendo resultados. E, então, é possível adaptar as estratégias, direcionar melhor os esforços, testar novas disposições e escalar sua receita e sucesso!
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