Vivemos na era dos dados e isso significa que você pode usá-los a seu favor, para fazer seu negócio crescer. Eles ajudam a entender o passado, organizar o presente e direcionar – às vezes, até prever – o futuro.
As possibilidades dentro disso são inúmeras, mas quando o assunto são páginas web, métricas e monitoramento são simplesmente indispensáveis. Afinal, os acessos são numerosos e diversos, e entender esses dados e os usuários que os geram são a base para o sucesso de um negócio digital.
Em outras palavras, é impossível tomar decisões estratégicas e assertivas sem uma análise constante dos números do seu e-commerce. Então, se você quer evoluir nesse sentido, conheça as métricas essenciais para medir o desempenho do seu site e adote-as para potencializar seus resultados:
1. Tráfego do site
Essa métrica é bem básica e monitora o volume de usuários do seu site em um determinado período.
A partir dela, você vai entender como os usuários estão interagindo com suas páginas e identificar preferências, padrões e pontos de melhoria.
Ou seja, o tráfego geral cria um panorama, uma referência importante para analisar as outras métricas.
Além disso, com o monitoramento a longo prazo, você poderá detectar problemas técnicos ou de segurança com muito mais facilidade.
E, ainda, fundamentar decisões para otimizar a experiência do usuário, melhorar o desempenho do site, potencializar suas estratégias de marketing e aumentar a conversão.
2. Tráfego por canal
Um passo adiante do monitoramento do tráfego do site é o monitoramento do tráfego por canal. Assim, você vai saber de onde estão vindo os usuários e quais canais atraem tráfego mais qualificado para sua página.
Esses dados são valiosíssimos para te ajudar a investir melhor seus esforços e recursos para aumentar o tráfego.
Por exemplo, se a maior parte dos acessos vem a partir da pesquisa orgânica e não da pesquisa paga, você precisa rever seu orçamento de anúncios. Se for o contrário, talvez seja interessante pensar e investir em uma estratégia SEO. E por aí vai!
3. Taxa de rejeição e Taxa de saída
Além de saber quantos e como os usuários chegam até o seu site, é muito interessante acompanhar e identificar quantos e em que momentos os usuários saem dele. É justamente isso que as métricas “taxa de rejeição” e “taxa de saída” monitoram e revelam.
A taxa de rejeição mede a porcentagem de usuários que visitaram uma única página do site e saíram sem interagir com outras páginas ou conteúdos. Já a taxa de saída mede a porcentagem de usuários que saíram de uma página específica.
Juntos, esses dados servem de alerta para possíveis problemas no seu funil de vendas, suas páginas de destino ou conteúdos. E te ajudam a entendê-los e corrigi-los com eficiência!
4. Dados demográficos dos usuários
Quanto mais informações você tiver sobre o seu público, melhor você poderá segmentar e personalizar suas campanhas, conteúdos e comunicações.
Portanto, os dados demográficos dos usuários (gênero, idade, localização, interesses) são outra métrica essencial para medir o desempenho do seu site ou e-commerce.
Eles servem tanto para avaliar o resultado de ações de marketing e investimentos em mídia paga quanto para identificar novas oportunidades e nichos que você pode explorar.
5. Taxa de conversão
Por último mas, definitivamente, não menos importante, temos a taxa de conversão. Ela deve ser encarada como protagonista nas suas análises e estratégias, pois revela quantas visitas se transformaram em vendas.
Ou seja, ela vai te mostrar se seus esforços de marketing, otimização e usabilidade estão fazendo sentido e trazendo resultados. E, então, é possível adaptar as estratégias, direcionar melhor os esforços, testar novas disposições e escalar sua receita e sucesso!
Com essa lista em mãos, é hora de partir para a prática e começar agora mesmo esse processo de monitoramento e otimização para a conversão.
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