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Nike constrói relação direta com o público e aposta no D2C

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Após um trimestre no qual teve um crescimento de receita de 5% ao lado de uma queda de 25% no preço de suas ações, as tentativas de transformação da Nike são visíveis. À medida que a empresa de 58 anos enfrenta desafios como restrições na cadeia de suprimentos, disfunções de manufatura e varejo ligadas à pandemia, além da inflação em ritmo crescente, novas formas de lidar com o cliente são prospectadas e testadas. O trabalho no D2C é uma estratégia aplicada atualmente.

“Nossa confiança ao olharmos para o longo prazo não mudou nem um pouco. Temos sido resolutos em fomentar a inovação e nossa marca está mais forte do que nunca. Fazemos o que sempre fazemos: permanecemos atacando”, diz John Donahoe, CEO da Nike.

“A demanda do consumidor por todas as nossas três marcas – Nike, Jordan e Converse – continua incrivelmente forte e nosso crescimento no terceiro trimestre teria sido ainda maior se tivéssemos maiores quantidades de estoque disponível para atender à demanda do mercado. Estamos em uma jornada para criar o mercado do futuro”, explica Matt Friend, CFO da companhia.

De acordo com o executivo, houve aumento na quantidade de vendas D2C via Nike Direct e uma dependência reduzida de seus parceiros de varejo, cujos números, segundo ele, caíram mais de 50% em relação ao ano anterior e aos últimos quatro anos.

Para uma empresa que está no primeiro nome com dezenas dos maiores atletas do mundo (Sabrina, LeBron, Michael), talvez não seja surpreendente que também participe ativamente das afirmações diárias de seu próprio destino e perspectivas.

“Eu não trocaria nossa posição com ninguém”, disse Donahoe antes de tranquilizar investidores e analistas de que sua “estratégia de mercado era uma estratégia de crescimento” destinada a oferecer uma experiência contínua e consistente onde quer que os clientes comprem produtos da Nike – incluindo a Foot Locker, cujas ações caiu 35% em um único dia no mês passado após relatos de que a marca responsável por 75% de suas vendas estava cortando a maior rede de varejo de calçados esportivos do país.

“Para ser claro, a Foot Locker sempre foi e sempre será um grande e importante parceiro da Nike e esse continuará sendo o caso”, disse Donahoe, citando o papel distinto que essa conta de atacado desempenha na nova estratégia de mercado da Nike, dada sua profundos laços culturais com basquete, streetwear e crianças. “Então, só para deixar claro, eles são um dos nossos parceiros importantes daqui para frente”, acrescenta.

Nike: mais digital

De acordo com Friend, a Nike passa por um momento de transição ao que chama de “a próxima fase” de sua estratégia de mercado. A comunicação dos grandes pivôs de contas foi concluída, observando que os parceiros atacadistas desempenharão um papel integral na autenticação de suas marcas e na criação de escala de distribuição por meio de uma rede maior.

“A Nike Digital continua a ser nosso componente de crescimento mais rápido no mercado”, diz Friend. Ele cita um aumento nos downloads de apps e, por consequência, mais frequência de compra, aumento no valor médio e engajamento em crescimento.

“No terceiro trimestre, a Nike Digital ganhou 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior e agora representa 26% de nossa receita total da marca”, complementa.

Embora as ações da Nike possam estar atualmente à venda, o mesmo não pode ser dito de grande parte de seus equipamentos, que estão sendo cada vez mais vendidos pelo preço total como resultado da forte demanda final. E enquanto as operações digitais e físicas suspensas da Nike na Ucrânia e na Rússia representam menos de 1% da receita total, o mercado chinês muito mais importante da empresa viu as vendas caírem 8% e os lucros caírem 19% no último trimestre.

“Nossa abordagem em relação aos preços e ao consumidor é cuidadosa. Avaliamos o valor-preço de nossos produtos temporada a temporada”, pontua Friend.

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Fonte: PYMNTS