A Nike lidera em vendas por meio da OLX nos três primeiros meses do ano, dentre as marcas de tênis esportivas e casuais famosas. Segundo o estudo, a fabricante norte-americana representa 36% das comercializações no Brasil, a frente da Adidas, que tem 20% da distribuição. Juntas, as duas marcas somam 56%.
“Há tempos os tênis deixaram o mundo esportivo para se consagrarem como símbolos de estilo, expressão e status. De acordo com dados da Euromonitor, o mercado de calçados esportivos movimentou US$ 164,6 bilhões no mundo em 2023, crescimento de 8,5% em comparação com 2022. No Brasil, foram R$ 16,1 bilhões, aumento de 9,1% no período. O estudo da OLX mostra que é possível encontrar tênis de segunda mão até 54% mais baratos por meio da plataforma. O marketplace é um importante canal especialmente para colecionadores, e é uma oportunidade de fazer renda extra para quem deseja desapegar de calçados que estão sem uso”, afirma Regina Botter, Diretora Geral da OLX.
Ainda no ranking de vendas, a Vans ocupa a terceira posição, com 8% das comercializações. Mizuno e Asics dividem a quarta colocação, com 6% de share cada.
A Nike também lidera dentre as marcas mais procuradas, seguido da Adidas, na segunda posição, Vans na terceira e Mizuno na quarta.
Ao avaliar os mais anunciados na plataforma, os três primeiros colocados se repetem: Nike, Adidas e Vans. Já no quarto lugar, estão os tênis da Puma.
Tênis masculinos predominam
O estudo da OLX também avaliou as comercializações de tênis por gênero nos três primeiros meses deste ano. Os modelos categorizados como masculinos representam mais da metade das comercializações, enquanto os femininos, que ocupam a segunda posição, somam 30%; os infantis, em terceiro, representam 11%.
Uma informação é destaque: as vendas de tênis infantis cresceram 19% no comparativo com o primeiro trimestre de 2023.
No ranking de procura, o cenário é parecido: os masculinos lideram, os femininos ocupam a segunda colocação, na sequência aparecem os unissex e depois os infantis. Os modelos classificados na plataforma como unissex foram o que mais registraram aumento nas buscas, atingindo 4% no comparativo do primeiro trimestre este ano com o mesmo período de 2023.
Os tênis masculinos são os mais anunciados, seguidos pelos femininos. Os tênis infantis vêm na terceira posição, mas foram os que mais cresceram em anúncios: aumento de 23,2% em relação aos três primeiros meses de 2023.
Preço médio e economia
O estudo da OLX também avaliou o preço médio, considerando os tênis comercializados de cada marca. Os modelos da Fila custam, em média, R$ 124 na plataforma, 54% mais baratos que as versões novas, a maior porcentagem de economia do ranking. Os modelos da Nike são encontrados, em média, por R$ 190 na OLX e saem 24% mais em conta.
Em São Paulo, estado mais populoso do país segundo o IBGE, a Nike lidera as vendas, com 38%. A Adidas vem na segunda posição, com 18%. Os modelos da Vans vêm na terceira colocação, com 9%.
As três primeiras marcas repetem as posições no ranking de anunciados. Destaque para a Vans, cujos anúncios de tênis da marca cresceram 40% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2023.