A fim de entender as expectativa das pessoas para as vendas no Dia do Consumidor, a Ecglobal entrevistou 808 pessoas. A ideia, no caso, foi entender a relevância da data tanto para as marcas quanto para os consumidores.
Um dos pontos destacados é que 33% dos entrevistados consideram as ofertas para o período do Dia do Consumidor superiores às de outras datas promocionais. Além disso, 66% afirmam que esse é um dia importante para realizar compras.
Dia do Consumidor ganha terreno
A confiança nas ofertas do Dia do Consumidor parece ter aumentado a cada ano, já que 63% dos entrevistados concordam, em alguma medida, que estas são verdadeiras. Essa confiança é, em parte, resultado do planejamento e da pesquisa de preços, conforme indicado por 40% dos entrevistados — que preferem ter mais de 15 dias para acompanhar os preços das ofertas.
A influência das redes sociais também é notavelmente relevante, com 59% usando-as para visualizar as promoções, enquanto 44% se baseiam em e-mails das lojas. Além disso, as avaliações online desempenham um papel significativo no processo de decisão de compra, com 83% dos entrevistados considerando-as importantes.
Preferências dos clientes para a data
Em relação aos métodos de pagamento, a pesquisa separou os dados para os dois ambientes de compras, online e físico:
- Cartão de crédito: 72% e 76%, respectivamente;
- Pix: 51% e 48%;
- Cartão de débito: 29% e 42%;
- Pagamento por aplicativo: 12% e 13%;
- Boleto bancário: 12% e 10%;
- Criptomoedas: 4% e 3%.
Produtos e marcas
Quanto às preferências de categoria, os setores de moda e beleza se destacam, com 54% e 49% de preferência, respectivamente — superam, inclusive, eletrônicos de uso pessoal (43%). O modelo de compras híbrido (omnichannel) também ganha força, com 26% dos entrevistados optando por essa modalidade.
Já sobre as marcas mais lembradas no Dia do Consumidor, Americanas, Amazon e Shopee são mais citadas no segmento online. Nas lojas físicas, Renner ganha nas escolhas. Por fim, 48% dos respondentes disseram que fatores como relacionamento de longo prazo e desejo de consumo são os principais motivadores de compras.