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NRF 2025: tendências e expectativas para o varejo global

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

NFR 2024, visão geral da entrada do evento
Imagem: reprodução

NRF, maior evento de varejo do mundo, volta a Nova York em janeiro de 2025, reunindo líderes globais para explorar as inovações mais relevantes do futuro do setor. A expectativa é de um público recorde, impulsionado pela crescente delegação brasileira, que no ano passado já foi a maior entre as representações internacionais. Personalização, integração, sustentabilidade e retail media são alguns dos temas que devem ser abordados no evento, destacando como esses elementos serão a base para transformar o varejo em um ambiente cada vez mais conectado, eficiente e focado no consumidor.

Descubra alguns debates que foram destaque da NRF 2024 e podem ser abordados também este ano.

Inteligência artificial e automação no varejo

A inteligência artificial foi um dos temas centrais, e a tendência é que seu protagonismo cresça ainda mais. Um estudo do Gartner indica que, até 2026, 75% das empresas utilizarão IA para criar dados sintéticos de clientes, otimizando previsões de demanda e o gerenciamento de estoques. Essa abordagem não só melhora a eficiência operacional, mas também viabiliza experiências altamente personalizadas para consumidores cada vez mais exigentes.

Sustentabilidade do centro das decisões

A integração de práticas ESG ao modelo de negócios se tornou imprescindível, com a sustentabilidade liderando a pauta no varejo. Um levantamento da Câmara Americana de Comércio para o Brasil revelou que 71% das empresas implementaram ou planejam iniciativas ESG. Enquanto isso, o mercado global de vestuário de segunda mão, um dos expoentes da economia circular, deve atingir US$330 bilhões até 2026, segundo a GlobalData. Este cenário reflete a crescente demanda por práticas ambientalmente responsáveis, com 72% dos consumidores priorizando marcas comprometidas com o meio ambiente.

O impacto do retail media

A integração de anúncios em plataformas de vendas está transformando o marketing no varejo. Projeções da Insider Intelligence mostram que este mercado deve alcançar US$55 bilhões até o fim de 2024. O conceito, que alia dados e contexto para oferecer anúncios no ponto de venda, representa uma nova oportunidade para os varejistas interessados em maximizar sua receita e engajar consumidores.

A evolução da omnicanalidade

O modelo omnicanal é mais do que uma tendência, é um requisito no varejo moderno. Segundo a pesquisa Opinion Box e Wake, 78,9% dos consumidores transitam entre online e físico em suas jornadas de compra. Além disso, 43,4% consideram uma experiência integrada como sinônimo de eficiência no atendimento em todos os canais​. 

Roupas e calçados lideram as compras online, enquanto alimentos e bebidas seguem como preferências no varejo físico, mostrando como categorias distintas demandam abordagens específicas. Soluções híbridas, como “comprar online e retirar na loja”, têm se destacado como exemplos do potencial do unified commerce​.

Privacidade de dados e personalização consciente

Enquanto 50% dos consumidores preferem interações pós-compra via WhatsApp, a confiança na privacidade de dados ainda é uma preocupação. Estudos indicam que apenas 34% se sentem seguros em relação ao uso de suas informações. Durante a NRF, práticas de compliance e personalização consciente devem ser discussões presentes, ressaltando  como construir um relacionamento de confiança com o consumidor.

Além disso, o evento promete, mais uma vez, ser o termômetro das principais discussões em torno do varejo e inovação ao longo do próximo ano. Líderes terão a oportunidade de compartilhar insights, explorar inovações e construir estratégias que respondam às demandas de consumidores cada vez mais conectados e conscientes.