Na NRF 2020, o E-Commerce Brasil teve acesso ao estudo “Omnichannel Leadership Report”, material produzido pela Newstore, e compartilhamos abaixo o que encontramos de mais interessante do retrato do omnichannel no varejo americano.
Colocar em prática uma experiência omnichannel, de fato, não é uma tarefa fácil. Mas certamente a experiência completa é muito maior do que a soma das experiências isoladas na jornada do consumidor.
- 56% das marcas permitem você devolver o produto comprado online em suas lojas físicas, o que representa um crescimento de 33% em relação ao estudo do ano passado.
- 25% das marcas oferecem compra online e retire na loja
- 22% das marcas permitem que os compradores reservem itens online
- 25% dos colaboradores/funcionários da loja podem entrar em contato com um cliente fora da loja, por exemplo através de SMS.
- 76% das marcas não possuem um simples localizador de lojas físicas em seus aplicativos. O número surpreende pelo fato de ser uma informação simples de ser inserido e de os aplicativos serem a principal ponte entre o online e o off-line.
- 74% das marcas já permitem o uso de pagamentos digitais nas lojas físicas. Um crescimento de 17% em relação ao estudo realizado em 2018.
- 68% dos colaboradores/funcionários da loja usam um dispositivo móvel no atendimento. A porcentagem é maior do que o número de consumidores que usam dispositivos móveis (60%).
- Somente 17% dos call centers conseguem acessar um carrinho de compras em tempo real
- Menos de 2% das marcas oferecem auto-checkout
- 58% dos colaboradores/funcionários podem ver o histórico de compras online, estando na loja física
O caminho para omnichannel pede muita experimentação e inovação. Não existe uma receita de bolo, o que torna cada experiência ainda mais surpreendente.
O estudo completo pode ser visto nesse PDF: https://www.newstore.com/wp-content/uploads/2019/10/OLR_19-20_NewStore.pdf