default
Publicidade: default

“O Brasil é a próxima potência global do varejo”, afirma Neil Patel

default
Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Neil Patel, co-fundador da NP Digital, participou do Latam Retail Show na última terça-feira (19), trazendo a estratégia omnichannel como a ferramenta mais importante da Era da inteligência artificial.

default
Imagem: reprodução, Neil Patel no Latam Retail Show

Cenário atual

Os usuários continuam comprando por conta das experiências, apesar das dificuldades econômicas, explicou Patel.

Ademais, os clientes mudaram e se tornaram figitais. Deixaram de ser somente digitais ou físicos, misturando ambos modelos. Mas, Neil destacou que o consumidor passa a ser cada vez mais digital. 

Ao todo, 51% dos brasileiros preferem fazer compras online, contra 48% que optam pelas compras no ambiente físico. Porém, isso não quer dizer que as marcas devam estar somente no meio digital de comunicação, mas sim em ambos os canais

Lealdade do consumidor

“Toda atenção é conquistada”, expôs Patel. Isso significa que as marcas precisam criar tempo para seus consumidores. Se uma empresa não faz um esforço pelo cliente, eles são levados a escolher outras. 

Entretanto, para conquistar a lealdade de um cliente é necessário abrir o espaço para que os consumidores possam tomar decisões informadas, defendeu o executivo. Para isso, existem seis aspectos essenciais:

Conveniência: possibilidade de acesso remoto a todos os produtos;

Disponibilidade: estar disponível para o consumidor é mais importante do que ser desejável;

Valor: o que o cliente obtém, após pagar o preço do produto;

Qualidade: a qualidade da marca deve corresponder ao que os clientes estão acostumados;

Preço: cada centavo importa, é um dos fatores mais importantes no momento da lealdade;

As companhias devem ajudar os clientes a criarem essas memórias.

Entrando no mundo omnichannel

Patel destacou que o mercado brasileiro tem a capacidade de se adaptar com muita facilidade, isso é um diferencial. E visando auxiliar os empreendedores, o palestrante compartilhou 10 dicas para entrar no mundo omnichannel:

Mapeamento da jornada

Fluxo de inscrições

Criar um bom fluxo de inscrições pode gerar uma redução de fricção com o cliente, incentivando a conversão. Além disso, aprimorar a experiência do consumidor é necessário para promover um sentimento positivo da companhia.

Página do site simples e clara

Automação omnichannel

Treinamento de equipes

O treinamento de equipe visa promover o pensamento omnichannel, ensinado aos times da loja física sobre o varejo online e vice-versa.

Social commerce

Personalização

Através dos dados dos consumidores é possível oferecer experiências personalizadas aos consumidores, é preciso abranger uma gama de opções aos clientes, seja um desconto para a conversão de compra ou anúncios de produtos já visualizados previamente.

Orçamento 60/40

Crie tempo

Escute, monitore e adapte

E por fim, escutar, monitorar e adaptar as estratégias e produtos para satisfazer as necessidades e desejos do público, por meio de feedbacks, acompanhando a concorrência e dados dos consumidores.

Publicidade: default