O mercado de perfumes no Brasil, quanto esse nicho movimenta?
Exigentes, vaidosos e cheirosos. É assim que os consumidores brasileiros são vistos pela indústria da beleza, principalmente pelo setor de perfumaria. Alavancados pela parceria com as tendências de moda, o consumo de produtos de beleza, e é claro, o mercado de perfumes não para de crescer e mantém a liderança mundial desde 2010. Nas últimas duas décadas, os setores de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria só cresceram no país, impulsionado por mais de 2.500 empresas nacionais e pelos cuidados masculinos, que representaram 11% do mercado no ano de 2014. O faturamento total nesse período foi de R$ 101,7 bilhões, o que significou quase 2% do PIB nacional e deixou o Brasil na terceira colocação mundial no consumo de produtos de beleza. Quando se fala apenas no mercado de perfumes, os números são ainda mais positivos: em 2014, a perfumaria movimentou R$ 15,9 bilhões no país, um crescimento de quase 9,8% em valor. Quando ultrapassou os Estados Unidos e atingiu o topo do ranking, o Brasil teve uma alta de 33% em faturamento, e a expectativa é de que o setor continue nessa posição privilegiada pelo menos até o ano de 2018. 93% do mercado é dominado pelas marcas nacionais, sendo que duas delas representam 60% das vendas, principalmente fora do eixo Rio-São Paulo, onde há poucos pontos que comercializam itens vindos do exterior. Mesmo nessas localidades, os produtos estrangeiros ainda têm alto custo para o consumidor, que acaba aguardando por uma promoção de perfumes importados para adquiri-los.
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