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OmniChat transforma carrinhos abandonados em vendas com IA integrada ao WhatsApp

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Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O abandono de carrinhos é um dos maiores desafios do e-commerce – estima-se que mais de 70% dos consumidores adicionam produtos ao carrinho, mas não concluem a compra –  o que resulta em um impacto anual de R$164 bilhões em faturamento perdido no Brasil, segundo a ABComm. 

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(Imagem: divulgação/Omnichhat)

E os motivos para esse abandono são os mais diversos, desde o frete elevado, checkout complexo, política de entrega ou devolução, até a  falta de suporte adequado no momento da compra. 

As empresas há anos tentam recuperar essas vendas com estratégias tradicionais, como o envio de e-mails automatizados. No entanto, o e-mail tem uma taxa de abertura muito inferior quando comparado ao WhatsApp – 20% – enquanto o canal de chat apresenta uma taxa de abertura de 98%, garantindo um contato mais eficiente e direto com o cliente. 

Segundo dados do Chat Commerce Report da OmniChat, com campanhas conversacionais inclusive é possível converter em vendas, em média, 25% desses carrinhos abandonados.

Líder em chat-commerce no país, a OmniChat inovou mais uma vez ao lançar o Whizz Agent, um agente autônomo de inteligência artificialque entende o contexto e dúvidas do seu cliente, identifica a intenção de compra e o ajuda a fechar o pedido, sem depender de esforços humanos. 

Com atendimento ininterrupto, as empresas escalam a capacidade de atendimento e vendas em recuperação de carrinhos abandonados

Além de escalar a operação, os agentes autônomos de IA personalizam as conversas no tom de voz da marca, humanizam as mensagens e automatizam a venda de ponta a ponta. Eles podem ser continuamente treinados para se tornar mais preditivos, aprendendo com interações passadas para oferecer respostas mais precisas, recomendações personalizadas e antecipar as necessidades dos clientes, otimizando ainda mais as conversões.

De acordo com Mauricio Trezub, CEO da OmniChat, a empresa desenvolveu uma solução com inteligência artificial generativa embarcada para atuar de forma automatizada nos principais problemas que causam o carrinho abandonado. 

 “O Whizz Agent, agente de IA da OmniChat, pode indicar produtos similares com frete mais baixo, equilibrando custo-benefício e incentivando a compra, pode conduzir a finalização da compra dentro do próprio WhatsApp, reduzindo a complexidade do checkout, e ainda ser treinado para oferecer infinitas possibilidades. Nossa IA, além de recuperar vendas, melhora também a experiência do consumidor, tornando exponencial a capacidade de atendimento de vendas”, afirma.

A Hering, uma das maiores varejistas do país, integrou o Whizz Agent às suas campanhas de recuperação de carrinho no WhatsApp e obteve resultados expressivos.Antes, seu processo era manual e dependia de e-mails e ligações telefônicas, resultando em uma taxa de conversão de apenas 2%. Com a automação e o uso de IA, a marca multiplicou sua conversão em 9x e alcançou um ROAS de 123x.

Na prática, o Whizz Agent entra em ação quando um cliente abandona o carrinho, enviando mensagens personalizadas e incentivos para finalizar a compra, sem a necessidade de apoio humano. Além de reduzir a carga operacional do time de vendas, os clientes agora têm uma experiência de compra mais fluida e personalizada. 

Outro diferencial da OmniChat é sua integração imediata com as principais plataformas do mercado. A solução já está pronta para uso em VTEX, Shopify e Magento, permitindo que varejistas implementem rapidamente campanhas de chat-commerce sem a necessidade de desenvolvimentos complexos. Essa facilidade acelera a adoção da tecnologia e potencializa os resultados em curto prazo.

O Whizz Agent da OmniChat é um agente autônomo de vendas com IA que conversa com seus clientes no WhatsApp, tira dúvidas, oferece suporte e incentiva a finalização da compra, de forma 100% automatizada e autônoma. Saiba mais clicando aqui!