A OpenAI anunciou uma ampla reorganização em sua estrutura de liderança e confirmou a aquisição da Statsig, startup especializada em testes A/B e análise de produtos, por US$ 1,1 bilhão. A movimentação marca o início da nova equipe de Aplicativos da companhia, sob a liderança de Fidji Simo, ex-CEO da Instacart, que assumiu o cargo de CEO de Aplicativos da OpenAI em 18 de agosto.

Com a aquisição, o fundador e CEO da Statsig, Vijaye Raji, passa a integrar a OpenAI como CTO de Aplicativos. Ele será responsável pela engenharia de produtos do ChatGPT e do Codex, incluindo infraestrutura e integridade das plataformas, e se reportará diretamente a Simo. Segundo a empresa, a Statsig continuará operando de forma independente a partir de Seattle, atendendo sua base de clientes até a conclusão de uma integração gradual.
Mais mudanças
Além disso, a OpenAI remanejou outros cargos executivos internamente. Srinivas Narayanan, até então líder de engenharia e responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT e das APIs para desenvolvedores, foi promovido a CTO de Aplicativos B2B. Ele terá a missão de supervisionar soluções voltadas a empresas, startups e governo, respondendo ao COO Brad Lightcap.
Já Kevin Weil, atual CPO, fará a transição para a área de pesquisa, assumindo o cargo de vice-presidente de IA para Ciência. Ele trabalhará ao lado de Mark Chen, diretor de pesquisa, na formação de uma nova equipe dedicada ao avanço científico da empresa. Com essa mudança, a área de produtos que estava sob Weil, incluindo a liderança do ChatGPT, ficará agora sob a supervisão direta de Fidji Simo.