Desafio do D2C: como atender o consumidor final em negócios com ticket médio alto? Este foi o tema da palestra ministrada pelo especialista em Pagamentos Digitais da Pagar.me, Maxwell Ramos, no Fórum Indústria Digital.
De acordo com Ramos, uma pesquisa recente do Datafolha mostrou que 75% dos consumidores têm preferência por parcelamento, pois não conseguem realizar o pagamento de produtos, considerados imprescindíveis, à vista.
“É importante entender que se o seu produto/serviço não é extremamente nichado para um público que tem um poder aquisitivo muito alto, é quase obrigatório ter uma modalidade de parcelamento que satisfaça às necessidades do seu cliente”, opina.
Outro ponto abordado no encontro, diz respeito ao limite do cartão de crédito. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o limite médio do brasileiro é R$ 1,4 mil, no entanto, 30% desconhece essa informação. Daí provém uma das principais causas que assombra o mercado de e-commerce: a falta de saldo.
Mas, o que fazer diante de uma transação recusada? Abrir mão do cliente não é uma opção.
“Não ter limite não significa não ter dinheiro. Uma das possibilidades é que o cliente pagou a fatura e o limite não foi liberado, ainda”, analisa.
A retentativa offline, que consiste no reprocessamento da operação horas, ou mesmo, dias depois, é a solução indicada pelo especialista.
Opções de pagamento
Apostar em multimeios de pagamento também é uma funcionalidade para ajudar o consumidor. A proposta é que ele consiga efetuar a compra em mais de um cartão ou parte em boleto e outra parte em cartão.
“Mas é preciso garantir que tudo esteja vinculado a um mesmo pedido. Flexibilizar sem impactar o contas a receber e o setor fiscal. A ideia é não desistir do cliente quando a transação dá errado e entregar novas formas de pagamento, para que ele adquira o seu produto”, orienta.
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Por Tatiana Moura, em cobertura especial para o Fórum Indústria Digital