A indústria de jogos online experimentou um rápido crescimento após o aumento das atividades em casa em meio à pandemia da covid-19. Com crescimento esperado para continuar durante os próximos anos, um estudo recente descobriu que mais 400 milhões de consumidores devem experimentar jogos online até 2023, representando uma oportunidade importante para editores e desenvolvedores de jogos online.
Esse crescimento também chamou a atenção de fraudadores, que estão cada vez mais visando o espaço de jogos digitais à medida que consumidores legítimos migram para essas plataformas. Os cibercriminosos encontraram no setor um fórum especialmente atraente para atividades ilegais ou maliciosas, pois as microtransações – que permitem aos consumidores transformar moeda real em tokens de jogo ou comprar recursos dentro do jogo – se tornam um aspecto mais dominante da jogabilidade online. Encontrar maneiras de diferenciar entre clientes legítimos e maus atores com facilidade e rapidez é, portanto, essencial.
Os fraudadores estão de olho na indústria de jogos digitais à medida que a popularidade desse entretenimento se expande, usando golpes de phishing e outros ataques de roubo de credenciais para deslizar para plataformas online e desviar informações pessoais ou financeiras protegidas.
Pagamentos: foco em segurança
A empresa de jogos Electronic Arts (EA) admitiu recentemente que sofreu várias tentativas de phishing e takeover de conta (ATO), com foco principalmente em jogadores de alto nível da modalidade FIFA Ultimate Team, do Fifa. A empresa também observou que incorporaria medidas adicionais de verificação de conta para evitar esses ataques no futuro, indicando que as entidades de jogos estão prestando mais atenção às mudanças nas necessidades de segurança cibernética e verificação de identidade digital.
A plataforma de streaming online Twitch é outra empresa de jogos digitais que busca eliminar fraudes e outras atividades criminosas de seus canais, incluindo lavagem de dinheiro. A implementação de ferramentas robustas de verificação de identidade digital pode ajudar o Twitch e plataformas semelhantes a diferenciar entre consumidores legítimos e fraudadores mais rapidamente.
ID Digital
Os jogos digitais estão se tornando um passatempo cada vez mais popular para consumidores em todo o mundo. Os jogadores agora buscam experiências interconectadas onde possam interagir com outros jogadores em todo o mundo, transformando os jogos online em uma atividade social, explica Felix Thé, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos e Soluções Operacionais da Unity Technologies.
No entanto, a crescente popularidade desse setor também significa que os fraudadores estão cada vez mais atraídos por essas plataformas, tornando imperativo que os desenvolvedores garantam que possam verificar as identidades dos jogadores com facilidade e rapidez para manter as informações pessoais e financeiras protegidas de agentes mal-intencionados.
Valorização do usuário
Mais de 500 milhões de novos jogadores se conectaram às plataformas de jogos digitais pela primeira vez nos últimos três anos, representando uma oportunidade importante para desenvolvedores de jogos online.
Para capturar a lealdade e o envolvimento desses clientes à medida que buscam novas formas de entretenimento, os desenvolvedores devem ter certeza de que estão impedindo que os maus atores acessem suas plataformas.
A implementação de soluções de verificação de identidade digital que podem proteger as informações pessoais e financeiras dos consumidores e expulsar os fraudadores está se tornando essencial para que os desenvolvedores de jogos permaneçam competitivos.
Leia também: Gerações Z e Y: formas de pagamento na América Latina se espelham nos millennials
Fonte: PYMNTS