O ano de 2023 foi centro do estímulo para pessoas experimentarem novas formas de consumir produtos do dia-a-dia. Se o tabu quebrado mais recente foi o da compra de alimentos, temos, agora, um e-commerce farmacêutico cada vez mais estabelecido entre marcas e usuários. Prova disso é que, na primeira metade deste ano, houve alta de 25% de pagamentos online em farmácias do Brasil. Os dados são da Visa Consulting & Analytics (VCA).
De acordo com Fernando Amaral, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa no Brasil, além de mais preparação voltada ao e-commerce, drogarias no país também passam pelo chamado phygital (digital e físico juntos).
“As farmácias agora estão oferecendo mais serviços digitais e soluções omnicanal. Apesar do crescimento das compras online, o levantamento também mostra que as farmácias vivenciam o híbrido entre digital e físico. Os consumidores visitam mais as lojas e, ao mesmo tempo, utilizando o e-commerce para comparar preços e compras”, explica.
América Latina e Caribe
A Visa também analisou o desempenho do varejo farmacêutico fora do Brasil e, nos primeiros seis meses do ano, as compras online em estabelecimentos do tipo aumentaram 40% com sua bandeira. Os maiores crescimentos ocorreram em países como Peru (mais de 150%), Argentina (quase 80%), Chile (65%) e Equador (quase 50%).
Segundo a pesquisa, no mesmo retrospecto citado acima, o número combinado de transações Visa de compras presenciais e online nas drogarias da América Latina e do Caribe aumentou quase 10% frente mesmo período em 2022.
Tanto para o Brasil quanto no recorte América Latina e Caribe, as análises são baseadas nos dados de transação da VisaNet para o primeiro semestre de 2022 e 2023.
Territorialmente, a análise incluiu Argentina, Brasil, Chile (exceto cartões migrados em 2019), Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.