Após um fim de semana recheado de doces, os principais resultados de uma data tão significativa no calendário do varejo, como a páscoa, não poderiam ser deixados de lado. Provando seu valor para o e-commerce, o evento trouxe bons resultados para os empreendedores e impulsionou diferentes setores do comércio.
Segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, ao longo da semana de comemoração – 25 a 31 de março de 2024 – as vendas no comércio físico do Brasil aumentaram 2,9% quando comparado ao mesmo período (03 a 09 de abril de 2023) no ano anterior. No comparativo entre os finais de semana em si, 29 a 31 de março de 2024 e 07 a 09 de abril em 2023, a variação apresentou resultados positivos, com 2,7% de crescimento.
Para Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, “o consumidor demonstrou mais fôlego e disposição para gastar graças à retração da taxa de juros, da inflação e do desemprego. Com uma contínua queda desses indicadores, podemos considerar um bom presságio para as próximas datas comemorativas, como o Dia das Mães”.
Quanto às vendas na cidade de São Paulo, especificamente, estas acompanham o crescimento nacional do varejo e são promissoras para o consumo físico. Na semana do feriado, as vendas cresceram 2,5% e, somente no fim de semana, o aumento foi de 2,9%.
Segundo estudo da Nuvemshop, para as pequenas e médias empresas (PMEs) a venda de chocolates movimentou R$ 1,9 milhão, com mais de 37 mil produtos vendidos, um aumento de 138% comparado a 2023.
Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma na Nuvemshop, afirma: “a facilidade que os consumidores têm de pesquisar e encontrar produtos de qualidade e com preços competitivos oferecidos pelas lojas virtuais é um diferencial significativo para os empreendedores online. Portanto, a páscoa é mais uma data estratégica para os lojistas online aumentarem seu lucro”.
E-commerce foi o protagonista da data
Em janeiro de 2024, o termo páscoa foi pesquisado 165 mil vezes pelos consumidores; um aumento de 50% comparado ao mesmo período de 2023, afirma a Semrush. Quando comparado a 2022, o crescimento das buscas representa 82,3% a mais.
Os principais assuntos procurados são: ovos de páscoa, cestas prontas, itens para presentear e chocolates. As lojas físicas se destacam nas compras de ovos de chocolate, porém, outros itens – brinquedos, colombas pascais e flores – têm maior força nas vendas online.
“A internet costuma oferecer mais variedade, incluindo itens como tiaras de coelho, fantasias, pelúcia, patinhas e cestas para fazer caça aos ovos com as crianças. O cliente consegue achar isso tudo nas lojas físicas, mas dependendo onde for comprar, vai pagar bem mais caro”, detalha Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina.
O executivo ainda destaca três fatores que podem favorecer as compras online:
- Valor mais em conta: o consumidor pode comparar fornecedores, assim como comparar preços;
- Comodidade e praticidade: às compras pela internet são, em geral, mais fáceis para encontrar os produtos desejados e sem necessidade de deslocamento;
- Diversidade e facilidade na escolha de produtos: variedade de produtos e com preços mais baixos do que o varejo físico – além de maior facilidade para visualização.
Entretanto, lidando com itens perecíveis há a necessidade de se precaver em diferentes pontos, Garcia finaliza dizendo: “além da logística, é preciso levar em consideração o pós entrega, a armazenagem e o manuseio inadequado na portaria do prédio, que também pode danificar o produto e causar insatisfação e devolução do item”.
Ultrapassando os chocolates
Os tradicionais doces não foram os únicos que ganharam destaque na data dos coelhos. De acordo com levantamento da Admitad, outros setores que também chamaram atenção foram: brinquedos (+213%), transporte aéreo (+80%) e hospedagens (+116%). Ainda segundo a empresa, os brasileiros gastaram em média R$ 157 com presentes, um crescimento de 48% quando comparado a períodos sem feriados.
Além disso, o mercado pet vem conquistando cada vez mais espaço entre os consumidores. Rodrigo Furtado, co-fundador e CMO na Petiko, ainda detalha que “há um aumento expressivo impulsionado por produtos relacionados ao tema páscoa. Brinquedos relacionados ao tema, como pelúcias de coelho e mordedores em formato de cenoura, também colaboram para esse crescimento nas vendas durante o período”.
Com relação aos principais canais usados pelos clientes durante o período, os sites de conteúdo apresentaram um aumento de 148%, as redes sociais cresceram 95% e os aplicativos de venda registraram 80% a mais de tráfego. Pedidos de entrega de alimentos também subiram 86% durante a data e 70% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro para receber refeições prontas.