Parece o melhor site de e-commerce do mundo: você fez um investimento significativo em desenvolvimento e marketing para que sua loja se destaque da concorrência e gere bastante tráfego orgânico. Seus clientes aproveitam a experiência do usuário e estão prontos para comprar, mas estão presos na seção de pagamentos e suas vendas concluídas estão diminuindo. Talvez o método de pagamento desejado não esteja disponível ou talvez eles encontrem repetidamente uma falha na transação.
Este não é apenas um cenário hipotético. Um relatório recente da Forrester, encomendado pelo PayPal, diz que melhorar a experiência do cliente é a prioridade número 2 para os tomadores de decisão em todas as verticais, logo atrás do crescimento da receita. Claramente, ter um bom site pode não ser suficiente sem um processo de transação igualmente tranquilo.
Resolvendo obstáculos de transação
Oferecer mais opções de pagamento é uma estratégia para oferecer suporte à conversão, mas mesmo se você adicionar diferentes opções de pagamento, um problema permanece: e as transações com falha?
A maioria dos comerciantes gasta muito tempo e esforço para melhorar a jornada do cliente – o que pode incluir tudo, desde desenvolvimento de produtos, merchandising, marketing, otimização de pesquisa e design de UX. Os dados da DemandJump mostram que o custo médio de aquisição de clientes para comércio eletrônico pode estar entre US$ 7 e US$ 400, dependendo do setor. Mas esse investimento não significa nada se a transação for recusada.
É por isso que os comerciantes de alto desempenho se concentram em otimizar o ecossistema de pagamentos de front-end e back-end como parte de sua estratégia de experiência do cliente para melhorar os resultados. Uma parte fundamental para agilizar seu processo de pagamento e aumentar suas chances de conversão é melhorar sua taxa de autorização. Também conhecida como taxa de aprovação, uma taxa de autorização é “a porcentagem de transações que passam com sucesso pelo processo de autorização para concluir um pagamento”, disse Jim Magats, vice-presidente sênior de pagamentos do PayPal.
Pagamentos recusados e transações com falha fazem parte da administração de um negócio de comércio eletrônico, mas existem maneiras de reduzir as chances de isso ocorrer. Afinal, quanto maior sua taxa de autorização, mais você está convertendo – e, eventualmente, mais você está ganhando.
Aqui estão algumas estratégias que as empresas on-line podem usar para ajudar a aumentar as taxas de autorização e agilizar o processo de pagamentos para melhor engajar ―e parar de perder― clientes.
Entenda as transações recusadas
Depois de notar uma baixa taxa de autorização, o primeiro passo é entender por que as transações estão falhando. Muitas vezes, uma transação é recusada devido a fundos insuficientes, informações de cartão desatualizadas ou incorretas ou suspeita de fraude ou comportamento impostor.
O último fator é cada vez mais comum.
“Com os consumidores gastando mais dinheiro online, os fraudadores encontraram novas maneiras de roubar suas informações pessoais”, disse Magats. “Como a fraude de cartão está aumentando, as empresas têm o cuidado de autorizar pagamentos ruins ou fraudulentos.”
Ele acrescentou que as empresas com itens de alto preço, incluindo produtos de luxo e experiências, acham que as falhas de autorização são mais comuns porque os clientes têm maior probabilidade de ultrapassar seus limites de crédito e os comerciantes desconfiam de fraudes.
Compreender esses motivos comuns por trás de falhas de transação pode fornecer um roteiro para uma solução.
As transações não devem ser excessivas e ineficientes
Normalmente, não há muito que os vendedores possam fazer se as transações de seus clientes estiverem falhando no banco/empresa emissora do cartão. Mas é possível ajudar a reduzir esses problemas trabalhando com um bom parceiro de pagamento.
BetterMe, um aplicativo de saúde comportamental recentemente em parceria com o PayPal, aumentou sua taxa geral de aprovação em 6,4% . “Anteriormente, os clientes estavam relutantes em embarcar ao receber um cartão de crédito como uma única opção de pagamento”, disse Magats. “Assim, a adição do PayPal resultou na taxa de conversão de produtos da BetterMe quase dobrando.”
De acordo com Magats, o PayPal oferece aos comerciantes taxas de aprovação mais altas do que a média do setor. De acordo com sua própria análise em 2019, as transações do PayPal Wallet demonstraram um aumento de 7,9% nas autorizações em relação às transações do mercado de cartão de crédito não PayPal Direct. O PayPal aproveita seus dados de rede de consumidores e comerciantes para obter informações mais detalhadas sobre o comportamento do cartão e as taxas de conversão para identificar oportunidades para ajudar a gerar autorizações e reduzir fraudes. A combinação de aprendizado de máquina, inteligência artificial e decisão em tempo real ajuda a determinar com mais precisão se uma transação é legítima ou não.
A tokenização de rede também é um facilitador importante das taxas de autorização e pode ajudar os comerciantes a alcançar o equilíbrio certo entre segurança e uma experiência de cliente sem atritos.
“Os comerciantes normalmente tiveram que escolher entre boas taxas de autorização e manter baixas as perdas de risco”, disse Magats. “Se eles quisessem taxas de autorização mais altas, aceitariam transações mais arriscadas. Se quisessem perdas de risco menores, seriam mais restritivos em suas taxas de aprovação.”
A tokenização de rede funciona criando uma credencial exclusiva para um cartão que é separada do número impresso em um cartão físico, que pode ser usado para realizar transações. Os benefícios da tokenização de rede incluem a melhoria do processamento nos bastidores de cada transação, conhecido como gerenciamento do ciclo de vida do cartão, bem como o armazenamento do cartão de crédito. A tokenização de rede também aumenta a segurança tornando as credenciais mais resistentes a fraudes e oferece maior reconhecimento e confiança da marca.
O PayPal é um dos maiores provedores de token de rede, que usa em conjunto com outras tecnologias para ajudar os comerciantes a encontrar o equilíbrio entre taxas de aprovação, segurança e uma experiência de cliente sem atritos.
Usar uma carteira digital com vários instrumentos de financiamento também pode ajudar a reduzir transações com falha.
Por exemplo, a carteira do PayPal permite mecanismos de financiamento secundários quando o método de pagamento inicial é recusado. Portanto, mesmo que o cartão de crédito de um cliente seja recusado, em certos casos de uso, o PayPal pode tentar automaticamente executar o cartão de débito do cliente.
Ao usar ferramentas como essa, as empresas não apenas podem entender por que as transações estão diminuindo, mas também podem automatizar as soluções necessárias trabalhando com um parceiro de pagamento que está fazendo o trabalho.
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Fonte: Business Insider