O apetite do Reino Unido por um novo aplicativo de pagamentos é enorme. Essa afirmação está de acordo com um relatório recente publicado pela PYMNTS em colaboração com o PayPal, intitulado “The Super App Shift: How Consumers Want To Save, Shop and Spend In The Connected Economy”.
O estudo, que é uma pesquisa com consumidores nos EUA, Alemanha, Austrália e Reino Unido, descobriu que 70% dos consumidores nos quatro países estavam interessados em tal aplicativo, com os consumidores do Reino Unido tendo o maior nível de interesse.
O questionário definiu um superaplicativo como aquele que “fornece uma interface de usuário por meio da qual os consumidores podem fazer compras, pedir comida, verificar mídias sociais, banco e assim por diante – tudo em uma única solução. Ele pode ajudar a resolver o problema de descentralização do ecossistema atual e atender ao desejo universal dos consumidores por interações consistentes, seguras e sem atrito em todos os pilares de suas vidas.”
Entre os países pesquisados, os EUA lideram em termos de proporção de entrevistados que relataram estar muito ou extremamente interessados em um super aplicativo (44%). Mas ao incluir aqueles que relataram estar um pouco ou um pouco interessados, o Reino Unido assume a liderança, com 74% dos consumidores relatando algum grau de interesse em um super aplicativo.
Além disso, descobriu-se que os consumidores no Reino Unido têm o maior número de dispositivos conectados, com uma média de 5,5 cada. Isso corrobora as descobertas do relatório “Benchmarking the Digital Transformation” da PYMNTS, que descobriu que o Reino Unido tem algumas das maiores taxas de conexão à Internet e penetração de smartphones no mundo.
Com uma população conectada digitalmente e alta demanda por um mercado de serviços e ofertas, o Reino Unido apresenta grandes oportunidades para empresas como o PayPal que entraram no território dos superaplicativos.
De fato, quando perguntados em quem eles mais confiariam para fornecer um super aplicativo, o Reino Unido foi o único país estudado onde mais pessoas listaram o PayPal como seu provedor mais confiável, em comparação com outros que listaram bancos.
PayPal e o caminho
Mas, embora o potencial de superaplicativos do PayPal seja forte no Reino Unido, se o padrão para um superaplicativo for medido pela maneira como as pessoas na China usam o WeChat, ou a maneira como as pessoas no Sudeste Asiático usam o Grab, a empresa certamente tem um longo caminho a percorrer.
Por exemplo, embora o produto do PayPal Venmo tenha uma grande presença no mercado de pagamentos americano, ele não está disponível na Europa. Em vez disso, uma grande variedade de métodos de pagamento digital está em uso e um alto nível de variação é observado de país para país.
No entanto, como um método de pagamento de comércio eletrônico, o PayPal está bem estabelecido no Reino Unido, onde é a carteira digital mais popular para transações online, revela a pesquisa da PYMNTS.
Além disso, os produtos de ponto de venda (POS) do PayPal, desenvolvidos sob a marca Zettle, são amplamente utilizados no país. E ao lado da Holanda e da Suécia, o Reino Unido é um dos primeiros mercados onde a Zettle lançou sua solução de POS sem leitor, Tap-to-Pay.
Assim, em uma nação que claramente tem apetite por um portal exclusivo que forneça uma ampla gama de produtos e serviços virtuais, o PayPal está melhor posicionado do que outros para se tornar o super aplicativo preferido do Reino Unido.
Ainda não se sabe se isso acontecerá, mas o cenário certamente está pronto para os britânicos adotarem uma maior integração de aplicativos e a conveniência de um único aplicativo que atende a uma variedade de necessidades sociais e econômicas.
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Fonte: PYMNTS