Roupas, acessórios e calçados são os itens preferidos de consumidores que compram em outlets (lojas de desconto) no Brasil, sejam eles online ou físicos. Esse dado é parte da pesquisa da MindMiners em parceria com a Privalia. O levantamento também mostra que esse consumo deve crescer nos próximos seis meses: 42% dos entrevistados pretende aumentar o volume de compras. Considerando a última aquisição, padrão e intenção de compra, o ticket médio de gastos é de R$ 610 a R$ 680, mas sobe para R$ 800 a R$ 1.200 entre pessoas de 45 a 54 anos.
A média de frequência de compra em outlets é de 4,3 vezes ao ano, mas 20% dos pesquisados reconhecem que costumam adquirir peças uma vez por mês. A média é maior entre consumidores de 25 a 34 anos (23%) e cai para 11% entre pessoas com mais de 55 anos.
Produtos desejados
Roupas e acessórios para adultos estão no topo das preferências em outlets físicos e online (72%), seguidos das categorias calçados adulto (69%), roupas e artigos esportivos (61%) e artigos de cama, mesa e banho (41%). Produtos infantis e cosméticos e beleza possuem mais aderência junto aos compradores exclusivos do canal digital.
Na análise por faixa etária, roupas para adultos são os produtos mais comprados por consumidores entre 18 e 34 anos. Acima desta idade, a preferência é por calçados adultos. Esse também é o público que mais consome roupas e artigos esportivos. Os mais jovens — até 24 anos — são os que mais adquirem cosméticos e produtos de beleza.
A pandemia de Covid-19 também ajudou a impulsionar as compras em lojas de descontos. Dos entrevistados, quase 80% disseram que passaram a comprar mais em outlets online. Após a pandemia, 34% dizem que seguem comprando mais nesse modelo, 46% mantiveram os hábitos de compra e 20% passaram a comprar menos.
Dados por região
Consumidores do Nordeste são os que mais compram, proporcionalmente, roupas e acessórios para adultos (77% do total). São seguidos pelas regiões Sul (74%), Centro-Oeste (73%), Sudeste (69%) e Norte (67%). Na compra de calçados, Nordeste e Sudeste empatam, com 70%, seguidos por Centro-Oeste (66%), Sul (65%) e Norte (62%).
Importante destacar que nove em cada dez consumidores brasileiros de outlet reconhecem a importância do engajamento das empresas com boas práticas sociais, ambientais e de governança (ESG). Neste caso, 68% deixariam de adquirir produtos de marcas não comprometidas com a sustentabilidade, enquanto 85% comprariam mais daquelas com compromisso socioambiental.
Sobre a pesquisa
Foram entrevistados homens e mulheres de todo o país com idade a partir de 18 anos, das classes A, B e C, que compraram em outlets nos últimos 24 meses — sejam eles online ou lojas físicas, exclusivos de uma marca ou multimarcas.
Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário da MindMiners e totalizou uma amostra de 1.400 pessoas do país inteiro, entre 1º e 13 de dezembro passado. Dos participantes, 61% são mulheres, 52% da região Sudeste e 50% da classe B. Além disso, 58% dos entrevistados são casados e 58% têm filhos.