Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa mostra que 76,4% dos lojistas que atuam em marketplaces tem crescimento das vendas

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A Americanas realizou uma pesquisa com empreendedores que atuam em marketplaces para entender como a presença nesses canais tem impactado seus negócios. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos vendedores (83,3%) está há mais de um ano vendendo em marketplaces, e que 76,4% comemoram o crescimento de suas vendas após ingressarem nessas plataformas.

A maioria dos vendedores (19,4%) de marketplaces registrou um aumento de vendas entre 81% e 100%, enquanto 13,9% não souberam precisar o número

De acordo com a pesquisadora, os principais meios de comunicação utilizados pelos vendedores para se atualizarem sobre marketplaces e notícias do setor são:

– os próprios marketplaces (38,9%);

– portais de notícias online (26,4%);

– e redes sociais, como Facebook e Twitter (11,1%).

Além disso, os profissionais disseram que as informações também chegam por grupos de vendedores no WhatsApp (8,3%), amigos ou conhecidos (4,2%), integrador ou parceiro ERP (4,2%) e influenciadores, consultores, etc. (2,8%).

Vendas mensais em marketplaces

Para entender a força dos marketplaces, uma das questões era justamente sobre as vendas mensais. Neste caso, a porcentagem dos vendedores aumentou após a entrada nos marketplaces variou de 5% a 100%. Sua maioria (19,4%) registrou um aumento de vendas entre 81% e 100%, enquanto 13,9% não souberam precisar o número.

Quando perguntados sobre o número de vendas (receita) do negócio do primeiro trimestre de 2023 em relação ao do ano anterior, 30,6% dos vendedores afirmaram que houve um aumento, enquanto 18,1% disseram que o valor foi o mesmo. Outros 18,1% alegaram uma redução nas vendas, 12,5% diminuíram muito e 11,1% não souberam informar — para 9,7%, no entanto, houve um aumento bastante significativo.

A importância dos marketplaces

Por fim, a pesquisa mostrou que 56,9% dos vendedores consideram que estar em um marketplace é muito importante para seus negócios. Uma outra parte, de 37,5%, consideram que é importante, e apenas 5,6% entendem que essa estratégia é irrelevante.

Os resultados da pesquisa, portanto, mostram que os marketplaces têm sido um importante canal de vendas para os lojistas, e que a presença nesses canais tem contribuído para o crescimento de seus negócios.