Logo E-Commerce Brasil

59% das pessoas já deixaram de comprar por não encontrar o método de pagamento de preferência no e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa da PagBrasil com o E-Commerce Brasil levantou dados sobre pagamentos no e-commerce, entre eles a aceitação do Pix entre lojistas e consumidores.

Perfil dos entrevistados

A pesquisa contou com a participação de lojistas majoritariamente do universo B2C (46%), mas também lojistas que vendem tanto no B2C quanto no B2B (29%) e B2B (16%). A diferença de porcentagem reflete profissionais do setor que não são lojistas.

93% afirmaram terem realizado uma compra online nos últimos 30 dias. Dessa forma, os entrevistados respondem como lojistas e como consumidores.

Pagamentos no e-commerce

Quando o assunto são pagamentos no e-commerce, o cartão de crédito é o preferido: 37% dos respondentes preferem o cartão de crédito em compras parceladas e 36% o cartão de crédito à vista.

Outras respostas:

  • 14% Pix;
  • 5% boleto bancário;
  • 4% carteiras digitais;
  • 2% cartão de débito;
  • 2% outras respostas.

59% dos respondentes afirmaram já terem deixado de fazer uma compra no e-commerce por não terem sua forma de pagamento de preferência disponível.

Benefícios do Pix para o e-commerce

Para 55% dos respondentes, o maior benefício do pagamento por Pix no e-commerce é a confirmação na hora de que ele foi efetuado.

Além disso, 12% consideram que o Pix é entre os pagamentos no e-commerce o mais fácil de usar. Para 7% o motivo é não ter ou não querer usar o cartão de crédito.

Outras respostas (todas na faixa de 2%):

  • Segurança de dados;
  • Desconto à vista;
  • Evita fraude no cartão de crédito.

Ainda nesta questão, 18% disseram não ter visto benefício em usar o Pix no e-commerce ainda e 2% afirmaram ainda não ter efetuado nenhuma compra online por esta modalidade.

Leia também: E-commerce tem alta de 13% nas vendas e de 24% no faturamento no 1º semestre.