Pesquisa da PagBrasil com o E-Commerce Brasil levantou dados sobre pagamentos no e-commerce, entre eles a aceitação do Pix entre lojistas e consumidores.
Perfil dos entrevistados
A pesquisa contou com a participação de lojistas majoritariamente do universo B2C (46%), mas também lojistas que vendem tanto no B2C quanto no B2B (29%) e B2B (16%). A diferença de porcentagem reflete profissionais do setor que não são lojistas.
93% afirmaram terem realizado uma compra online nos últimos 30 dias. Dessa forma, os entrevistados respondem como lojistas e como consumidores.
Pagamentos no e-commerce
Quando o assunto são pagamentos no e-commerce, o cartão de crédito é o preferido: 37% dos respondentes preferem o cartão de crédito em compras parceladas e 36% o cartão de crédito à vista.
Outras respostas:
- 14% Pix;
- 5% boleto bancário;
- 4% carteiras digitais;
- 2% cartão de débito;
- 2% outras respostas.
59% dos respondentes afirmaram já terem deixado de fazer uma compra no e-commerce por não terem sua forma de pagamento de preferência disponível.
Benefícios do Pix para o e-commerce
Para 55% dos respondentes, o maior benefício do pagamento por Pix no e-commerce é a confirmação na hora de que ele foi efetuado.
Além disso, 12% consideram que o Pix é entre os pagamentos no e-commerce o mais fácil de usar. Para 7% o motivo é não ter ou não querer usar o cartão de crédito.
Outras respostas (todas na faixa de 2%):
- Segurança de dados;
- Desconto à vista;
- Evita fraude no cartão de crédito.
Ainda nesta questão, 18% disseram não ter visto benefício em usar o Pix no e-commerce ainda e 2% afirmaram ainda não ter efetuado nenhuma compra online por esta modalidade.
Leia também: E-commerce tem alta de 13% nas vendas e de 24% no faturamento no 1º semestre.