Que os clientes hoje têm uma jornada de compra omnichannel não é exatamente uma novidade.
A integração entre os ambientes on e off tornou-se realidade há um bom tempo, até em razão da necessidade de se atender à conveniência do cliente, valorizar a sua experiência.
Tanto é verdade que as plataformas de e-commerce que lideram o mercado, como a JET, têm oferecido uma série de funcionalidades para atender à demanda, investindo bastante nas integrações.
Em 2020 e 2021, em razão das consequências da pandemia, o que se percebe é que se tornou mandatório atuar de forma cada vez mais integrada.
Vimos muitas pessoas fazendo sua estreia nas compras online e aprovando a sua conveniência. E, da parte dos lojistas, ficou mais do que evidente a vantagem do online para a parte de gestão.
Para entender melhor as mudanças que estão acontecendo nessa área a JET realizou, em parceria com a E-Commerce Brasil, uma pesquisa sobre canais de venda.
Uma das constatações é que com o aumento da relevância das vendas online, mais empresas têm se preparado para atender, da melhor forma possível, às demandas dos clientes via plataformas digitais.
E, na busca de melhores alternativas, as operações têm reforçado o investimento em e-commerce próprio.
Veja os dados: hoje 80,6% das empresas fazem suas vendas por esses canais, contra 62,6% do ano passado.
O levantamento também indica crescimento das vendas via marketplace — neste caso, o salto foi de 43,8% para 61,3%, comparando os resultados de 2020 e 2021.
Num contexto de maior diversificação dos canais de venda, a pesquisa confirma a relevância do omnichannel: 100% dos entrevistados consideram muito importante vender em vários canais.
E 87,1% da amostra confirma que a implantação de novos canais de vendas foi acelerada no período da pandemia.
Entre as informações levantadas no estudo, ainda chamam a atenção:
- mais de 40% das empresas pesquisadas já vendem em quatro ou mais canais;
- mais de 60% delas tiveram aumento nas vendas durante a pandemia;
- das empresas que ainda vendem em apenas 1 canal, todas acham que é importante vender em diversos canais.
“Mesmo negócios que ainda não conseguiram aderir à estratégia omnichannel já sabem o quanto isso é importante para a sua sobrevivência, afinal o comportamento do consumidor já é multicanal, a jornada de compra passa por diversos canais. É um movimento natural por consequência das novas tecnologias e presença de uma geração nativa digital no consumo, mas que foi acelerada com a pandemia”, afirma Gustavo Chapchap, CMO da JET.
Os resultados completos da pesquisa podem ser acessados neste link.