O comércio varejista brasileiro é movido por tendências e inovações. Um exemplo é a rápida evolução de single channel para multichannel, cross channel e, finalmente, omnichannel.
O omnichannel ganhou bastante projeção nos últimos anos por integrar diferentes canais de venda físico e digital e personalizar a experiência do consumidor com novidades, como a vitrine/ catálogo único por cliente, que se ajusta ao comportamento de compra e aos itens buscados pelo consumidor durante sua navegação pela loja, por exemplo.
Essa é uma das apostas da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, ao contribuir para o desenvolvimento de um e-commerce omnichannel em todas as etapas, da implementação, operação ao growth, pela Jornada Full Digital Commerce.
Mas a FCamara também está apostando em um novo conceito que chegou ao mercado nos últimos anos e tem despertado o interesse dos players do segmento de varejo: o Phygital.
Omnichannel é a base para que o Phygital seja possível
Muitas pessoas pensam que dispor de canais integrados que se comunicam entre si já significa que a operação é omnichannel, mas não é bem assim. Não podemos esquecer que um dos elementos mais importantes na omnicanalidade é a personalização da experiência de compra.
O que está sendo feito pela maioria das marcas é personalizar a régua de comunicação, mas mesmo que o cliente seja atraído por uma comunicação pensada para seu perfil, ao chegar na loja física ou virtual, ele não desfruta de uma experiência personalizada.
Em uma experiência que integra o físico e digital, como a desenvolvida pela FCamara na Jornada Full Digital Commerce, o consumidor é identificado ao entrar em sua loja de roupas preferida. A loja sabe qual tamanho ele veste, quais são suas modelagens e cores preferidas e, assim, consegue montar uma vitrine personalizada.
Mas a realidade é que poucos varejistas brasileiros estão neste nível de maturidade em omnichannel e, consequentemente, estão bem distantes de oferecer uma experiência phygital genuína.
Especialmente porque no conceito de Phygital as experiências presencial e digital são integradas por meio de tecnologias disruptivas como realidade aumentada, realidade virtual, geomarketing, entre outras, para promover uma experiência imersiva.
Omniscan: certifique-se que sua marca está preparada para o Phygital
Com conhecimento técnico e prático em negócios com operação integrada aos meios físico e digital, a FCamara é o parceiro ideal para viabilizar a implementação de uma estratégia Phygital.
A primeira etapa do processo para transformar a operação de um e-commerce omnichannel em phygital é analisar a estrutura e o nível de maturidade em omnicanalidade por meio de uma metodologia própria denominada Omniscan.
Com nota e indicação do que precisa ser melhorado, a FCamara pode auxiliar o e-commerce em todas as etapas de desenvolvimento, seguindo a Jornada Full Digital Commerce, como você confere abaixo:
Seguindo a Jornada Full Digital Commerce, a FCamara consegue ajudar o cliente independente da etapa de maturidade em omnicanalidade.
“Nem todas as empresas vão querer ou mesmo precisar passar por todas as etapas conosco. Podemos ajudar o cliente a partir da fase em que ele se encontra, mas ele tem a liberdade de escolher em qual etapa deseja suporte ou até passar novamente por uma ou mais fases para acompanhar as mudanças frequentes no mercado”, detalha Gustavo Pisani, diretor de Estratégia Digital do Varejo na FCamara.
Ser phygital é a aposta do comércio varejista para os próximos anos
Agora que já explicamos a teoria, vamos aos termos práticos: em uma experiência phygital, o cliente procura por um produto na internet, mas não finaliza a compra naquele momento.
No caminho para casa, ele passa próximo a uma das lojas que vende aquele produto e, por meio de geolocalização, a marca envia uma mensagem personalizada oferecendo desconto naquele produto que ele pesquisou mais cedo, assim como um link do Waze para que ele encontre a loja com facilidade.
Viu como a experiência de compra está completamente integrada em todos os meios?
Mas embora a vontade de oferecer uma experiência de compra Phygital seja compartilhada por muitas empresas, é preciso percorrer todas as etapas para se tornar omnichannel primeiro, para depois pensar em startar uma operação phygital.
Além disso, a proposta de operação phygital não serve apenas para o comércio varejista, mas pode atender a diferentes segmentos. Quer saber mais sobre como desenvolver todas as etapas do omnichannel e começar sua jornada rumo a uma operação phygital? Entre em contato com os consultores da FCamara.