Após o sucesso entre os microempreendedores a partir das “maquininhas”, o Mercado Pago apresenta uma novidade para as PMEs: um cartão de crédito que permite compras dentro do Mercado Livre em até 18 vezes. E a empresa está otimista com o lançamento, uma vez que 57% destes empreendedores têm o negócio como a principal fonte de sustento e, destes, 30% esperam crescer nos próximos anos.
Vale lembrar que, hoje, são mais de 5,5 milhões de vendedores dentro do Mercado Livre na América Latina, sendo sua maioria (60%) no Brasil. “Eles precisam de crédito para alavancar a empresa, e é esse um dos pontos que o cartão de crédito irá promover”, lembrou Daniel Davanço, country head de pagamentos para empresas do Mercado Pago. O cartão de crédito não possui custo de adesão tampouco anuidade.
Principais desafios e necessidades dos PMEs
Entre as dificuldades observadas pelas PMEs, os executivos do Mercado Pago destacaram algumas em especial. São elas:
– capital de giro;
– acertar o portfólio de produtos;
– gestão e controle de estoque;
– aplicativos ou soluções de gestão.
Além disso, os executivos reforçaram a questão de empreendedores PMEs dependerem de facilidades na questão emocional, pois não são especialistas em todos os assuntos. “Eles precisam, portanto, de uma ajuda e apoio nos pontos em que não tem conhecimento, como soluções de pagamento, por exemplo”.
Outro tema seria a clareza em relação aos serviços financeiros, como soluções bancárias e de pagamentos. E, por fim, requerem a confiança no prazo acordado, já que não têm tanta capacidade financeira e precisam receber no momento acordado.
O que as PMEs buscam nos meios de pagamento?
Sobre os meios de pagamento, um estudo interno do Mercado Pago entendeu que as PMEs buscam por:
– serviços personalizados;
– ferramentas de auxílio financeiro;
– ferramentas de marketing.
Além disso, compreende-se que esses profissionais necessitam de crédito — são unânimes ao salientar que gostam de saber se o parceiro de pagamentos oferecerá caso necessário. E, claro, um sistema de pagamentos com ferramentas simples, fácil integração e suporte de pagamentos para possíveis problemas .
Open Finance
Durante a apresentação, o Mercado Pago salientou que combinou suas informações internas (são mais de 1,5 milhões de clientes) com as de Open Finance, a fim de gerar ofertas cada vez mais assertivas. “Hoje, 80% da originação de crédito desse segmento está formatada a partir de dados internos e de Open Finance”, disse Davanço. Que completou: “Conseguimos medir que, depois de usar a solução de crédito, as PMEs percebem um crescimento de 30% dos negócios desses clientes”.
Os cartões de crédito voltados a PMEs passam a ser distribuídos neste mês, com limite 100% relacionado ao faturamento do cliente — neste caso, oscila de acordo com o volume de vendas transacionado com o Mercado Livre. “Muitas das PMEs são oficinas mecânicas, por exemplo. Este cartão permitirá a elas comprarem produtos dentro do Mercado Livre com parcelamento em até 18 vezes”.