Índices, de uma forma geral, são de extrema importância no ambiente de negócios porque possibilitam a mensuração de indicadores, como a rentabilidade real de um investimento, o desempenho de uma economia, entre tantos outros. O IPCA, divulgado pelo IBGE, e o IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, são dois índices econômicos fundamentais, pois evidenciam a alta dos preços, cada um com base em uma metodologia distinta. Muitos produtos financeiros estão atrelados a eles, como é o caso do Tesouro IPCA +. Normalmente, contratos de aluguéis usam o IGP-M para reajustes anuais.
Os exemplos acima foram criados para acompanhar o mercado como um todo. O que muitos gestores e empresários não sabem é que já é possível criar um índice que atenda a necessidades específicas da empresa, com parâmetros customizados, para acompanhamento de um comportamento específico de mercado e possibilitando enxergar tendências de curto, médio e longo prazo.
Um exemplo de índice customizado é o ICB-COM, que mede a inflação da cesta básica no e-commerce de São Paulo e que pode ser usado para prever o movimento de outros indicadores macro de mercado.
A solução Precifica | Índices
O que é
Precifica | Índices, da Precifica, é uma solução completa para o monitoramento de dados primários do setor de e-commerce e para a consolidação em forma de índices e séries temporais, modelados especificamente para o comércio eletrônico. É indicado para entender o comportamento do mercado e para prever suas movimentações e tendências.
Para quem se destina?
As informações obtidas são de extrema relevância para as áreas de inteligência de mercado, marketing, comercial e também para gestoras de fundos .
Como é estruturada a solução?
A experiência da Precifica e a qualidade das informações captadas pela Precifica | Índices permitem prover soluções customizadas de acordo com a necessidade dos clientes. Empresas de qualquer segmento podem usar o Precifica | Índices para acompanhamento e levantamento de dados exclusivos do seu nicho.
Definição do escopo
A definição do escopo do índice, ou seja, o tema central da análise, fica a cargo do cliente. A Precifica auxilia na composição do indicador, em que são escolhidas as variáveis monitoradas, tais como, sites e produtos.
Os dados
Os dados capturados podem ser segmentados por site, região geográfica, venda 1P ou 3P, departamento e categoria. Dessa forma, é possível entregar informações históricas e robustas, que permitem fundamentar decisões e previsões certeiras.
Tecnologia e modelagem
A tecnologia e a modelagem dos dados são de responsabilidades da Precifica, assim como a entrega dos resultados de acordo com a periodicidade estipulada e ainda no formato que o cliente preferir – Excel, relatórios on-line, etc. Essa entrega permite a análise de diversas variáveis para a construção de interpretações.
Se a sua empresa precisa de informações mais detalhadas sobre o segmento de atuação, então, ela precisa do Precifica | índices. Entre em contato e saiba mais sobre essa solução completa para embasar a sua tomada de decisão.
Leia também: E-commerce e Google Adwords: critérios e índices para anunciar na rede