No final de Janeiro, a Codeby realizou o primeiro Hackathon corporativo que premiou projetos de inovação digital desenvolvidos pelos participantes. O Area 51 Invasion contou com a participação de equipes que durante 24 horas projetaram 10 soluções com base no tema: como melhorar a acessibilidade em e-commerce, sites ou até em ambientes físicos com o uso da tecnologia.
Durante o evento, as equipes contaram com mentorias para direcioná-los tecnologicamente e para montar suas apresentações. Todos os profissionais foram incentivados a trabalhar em equipe e usar a criatividade para desafiar suas habilidades e criar propostas inovadoras de produtos, serviços e processos.
Foram apresentadas 10 soluções voltadas para a acessibilidade que buscam tornar o digital um ambiente acessível para pessoas com deficiência ou limitações. Os times levaram em consideração atividades simples do dia-a-dia como comprar online, navegar na internet, encontrar um site ou blog, no contexto e dificuldades que pessoas com deficiência, pessoas idosas que possuem dificuldade com tecnologia passam para realizar estas ações e não terem o suporte necessário. Além de também ter um olhar voltado para a facilidade de implementação, principalmente no varejo online.
“Estima-se que menos de 2% dos sites do Brasil, possuem uma estrutura que torne o site acessível para todos, independente das deficiências ou limitações que as pessoas possuem. É uma porcentagem preocupante se considerarmos que existem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil que não possuem suporte para navegar na internet.” diz o CEO da Codeby, Fellipe Guimarães.
As inovações tecnológicas apresentadas durante o Hackathon da Codeby darão inicio a mudanças significativas na acessibilidade digital. Dentre os 10 projetos apresentados, grande maioria tem potencial para se tornar um produto interessante para os lojistas e e-commerces, por serem soluções simples de serem integradas aos projetos. Além de trazer mudanças significativas na rotina de pessoas com deficiência ou limitações, dando mais autonomia e qualidade de vida para este público.
Dentre as soluções desenvolvidas, a que teve maior destaque e consequentemente levando a premiação em dinheiro, foi a Extensão Showmyacess desenvolvida por Igor Ulian, Letícia Diniz, Lucas Lima e Rafael Flores, a equipe Uranianos.
A extensão serve para facilitar as pesquisas feitas em buscadores como o Google, detectando automaticamente sites que possuem acessibilidade e inserindo um ícone que mostra o tipo de suporte que o site possui, se tradução em libras, leitor de tela, navegação por teclado ou suporte para daltonismo.
“A intenção é que o usuário faça sua pesquisa e tenha acesso a sites que realmente dê suporte para a sua necessidade de navegação e não frustre essa pessoa por não conseguir comprar algum produto por não ter a experiência que precisa.” explica Letícia Diniz, Assistente de Operações na Codeby.
A extensão já está disponível na Chrome Web Store e pode ser utilizada por todos, e é uma forma de tornar mais visível a relevância de ter funcionalidades de acessibilidade nos sites.
“Nós queremos desenvolver cada vez mais nossos profissionais de forma divertida e desafiadora. Praticamente nós vivemos um hackathon a cada projeto dentro da Codeby, transformando os problemas enfrentados pelos nossos clientes em soluções de alto impacto nos seus resultados. Acredito que por meio da cultura do Hackathon vamos ampliar esta nossa cultura de resolução de problemas. ”, diz Victor Almeida, COO na Codeby.
O primeiro Hackathon da Codeby foi exclusivo para profissionais da corporação, mas a intenção é de que as próximas edições sejam abertas para o público, promovendo a inovação dentro e fora da empresa em prol da resolução de problemas. Com isso, a Codeby comprova o porque é especialista em tecnologia, com um time de alto nível sempre estimulado a inovar e buscar novas soluções para aperfeiçoar o mercado de e-commerce.