A principal semana de novembro para o varejo brasileiro está na metade e a Black Friday de 2024 bate à porta. Além das ofertas, contudo, o período também traz problemas. Segundo o Procon-SP, até terça-feira (25), 1.285 reclamações foram contabilizadas, além de um alto fluxo de consultas e orientações aos consumidores por meio das redes sociais.
Entre os problemas mais comuns até agora, estão:
- Não entrega/demora na entrega (450);
- Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado (154);
- Pedido cancelado após finalização da compra (143);
- Produto e/ou serviço indisponível (122);
- Maquiagem de desconto (117).
Já a lista de empresas/grupos que estão entre as reclamações, ficam:
- Dotcom/Sephora (67);
- Magazine Luiza/Netshoes/Época Cosmeticos/Magalupay/Hub Fintech (49);
- Via/Casas Bahia/Ponto Frio/Extra.com.br (46);
- Mercado Livre (42);
- Claro/Net/Embratel/Nextel (32).
Neste mesmo período, os fiscais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor também iniciaram o monitoramento de mais de 60 produtos de 10 sites de comércio eletrônico, para identificar eventuais ofertas enganosas para os consumidores paulistas.
Além disso, o Procon-SP informou que equipes estão percorrendo estabelecimentos na capital paulista, bem como interior e litoral, verificando o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.