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Procon-SP processa primeiras ocorrências de Black Friday em 2024

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A principal semana de novembro para o varejo brasileiro está na metade e a Black Friday de 2024 bate à porta. Além das ofertas, contudo, o período também traz problemas. Segundo o Procon-SP, até terça-feira (25), 1.285 reclamações foram contabilizadas, além de um alto fluxo de consultas e orientações aos consumidores por meio das redes sociais.

Entre os problemas mais comuns até agora, estão:

  • Não entrega/demora na entrega (450);
  • Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado (154);
  • Pedido cancelado após finalização da compra (143);
  • Produto e/ou serviço indisponível (122);
  • Maquiagem de desconto (117).

Já a lista de empresas/grupos que estão entre as reclamações, ficam:

  • Dotcom/Sephora (67);
  • Magazine Luiza/Netshoes/Época Cosmeticos/Magalupay/Hub Fintech (49);
  • Via/Casas Bahia/Ponto Frio/Extra.com.br (46);
  • Mercado Livre (42);
  • Claro/Net/Embratel/Nextel (32).

Neste mesmo período, os fiscais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor também iniciaram o monitoramento de mais de 60 produtos de 10 sites de comércio eletrônico, para identificar eventuais ofertas enganosas para os consumidores paulistas.

Além disso, o Procon-SP informou que equipes estão percorrendo estabelecimentos na capital paulista, bem como interior e litoral, verificando o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.