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Publicidade excessiva no e-commerce gera 74% das desistências de compras, revela Accenture Brasil

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

A pesquisa “The Empowered Consumer”, realizada pela Accenture, revela um cenário preocupante para as marcas: a publicidade excessiva está afastando os consumidores e gerando um efeito oposto ao desejado.

Homem negro sentado com computador no colo olhando site com roupas de moda
Imagem: reprodução

75% dos entrevistados em 12 países, incluindo o Brasil, reclamam do excesso de anúncios nas telas. Demasia de anúncios leva à desistência de compras em 74% dos casos, com um impacto ainda maior entre millennials (79%) e geração Z (89%).

Silvio Barboza, diretor da área de produtos da Accenture Brasil, explica: “é natural que as gerações mais recentes sejam mais digitais, assim, o grau de acesso a outras experiências é maior e portanto, o nível de paciência e resiliência para não desistir de uma compra é menor para os mais jovens”.

O estudo indica que as marcas falham em comunicar seus propósitos e produtos de forma eficaz. 73% dos consumidores se sentem inundados por opções de compra, sem clareza sobre o valor real dos produtos, e 71% ainda afirmam que não veem ganhos para tomar uma decisão de compra. 

Por conta da proliferação dos canais de comunicação – redes sociais, aplicativos e streaming – a sensação de bombardeio publicitário é cada vez mais intensa. As marcas perdem a atenção dos consumidores com abordagens genéricas e sem personalização.

Cecília Russo, da Troiano Branding, detalha que é preciso ir além do “jorrar conteúdo” e mostrar como os produtos impactam positivamente a vida dos consumidores, de forma autêntica e engajadora. “Essa multiplicidade de canais e de oferta de produtos faz com que o consumidor fique confuso”, complementa o executivo da Accenture Brasil. 

A busca por equilíbrio na relação entre marcas e consumidores é fundamental. A presidente do IAB Brasil, Cristiane Camargo, ainda destaca a importância de calcular e otimizar o retorno sobre investimento em publicidade, buscando um equilíbrio entre volume de investimento e resultados.

“Esse tem que ser um cálculo perseguido e polido por quem compra e vende mídia incessantemente”, afirma. 

O futuro da publicidade exige uma abordagem mais humana e personalizada. As marcas que souberem se conectar com os consumidores de forma autêntica e relevante terão um diferencial frente a um mercado recheado de anúncios.