Diante de todos os impactos sociais e econômicos que envolveram a pandemia no começo de 2020, ficou claro que houve um relevante e agressivo impulso da transformação digital. Um relatório divulgado pela CI&T, mostra algumas etapas para que a transformação digital em 2022 aconteça com mais fluidez e traga bons resultados.
4 etapas para a transformação digital
1. Descentralização
Pense em capacitar a sua equipe para que a tomada de decisão não dependa de níveis hierárquicos superiores. Em um mundo pós pandêmico, a volatilidade pode ser melhor administrada com a adhocracia, que é um sistema que depende da inteligência coletiva de pequenos grupos que encontram soluções e criam oportunidades.
Além disso, essa descentralização deixa os gerentes seniors mais focados na gestão estratégica e no crescimento do negócio.
2. Co-Sourcing
Hora de pensar na estrutura de gestão da sua empresa, dividida em equipes multifuncionais e multidisciplinares. Essa separação dos times deve ter membros com especialidades e experiências diferentes, como por exemplo vendas, finanças e atendimento aos clientes.
3. Metodologia ágil
Agilidade no gerenciamento de grandes tarefas, são sustentadas por formas mais flexíveis quando divididas em fases mais curtas.
Assim que uma nova tarefa é sugerida, a equipe planeja suas etapas e processos, dando um check quando completo e passando adiante para que o próximo funcionário envolvido possa dar continuidade. Isso permite que as melhorias sejam mais constantes e ajuda na agilidade do processo como um todo, dando liberdade para alterações rápidas, caso seja necessário.
4. Pratique a liberdade
Todos os itens citados acima só vão trazer retornos positivos, se forem acompanhados por uma cultura de celebração à criatividade e à colaboração interdisciplinar. A liberdade de experimentar e inovar, motiva, da autonomia e valorização pessoal do trabalhador.