Empresas e profissionais de marketing de diversos setores convivem com a eterna dúvida do: “será que é um bom investimento?”. No cenário atual do mercado, eles precisam analisar uma série de fatores que podem pesar na tomada de decisão, como a estratégia, meta, equipe, resultados, investimento, entre várias outras razões que deixam a decisão um pouco mais complexa.
Com isso, os profissionais sabem que, ao mesmo tempo que uma aposta errada pode custar caro para o planejamento estratégico da empresa, outras apostas podem significar ótimos resultados e o crescimento do negócio.
Mas e se houvesse um serviço confiável e com potencial para devolver até 10 vezes do valor aplicado? No caso, esse serviço já existe e pode ser mais conhecido como: SEO.
Embora o retorno seja a médio e longo prazo, já que se trata de ações orgânicas na internet, as estratégias de SEO possuem um grande potencial de resultados sólidos e desenvolvimento de marca frente a internet.
Foi exatamente o que aconteceu com a Tudo de Bicho, uma das grandes varejistas do segmento pets no Brasil. A marca se alinhou à Agência Raccoon para a estruturação de um planejamento de SEO e juntas, conquistaram resultados positivos através de implementações e mudanças.
Confira abaixo um pouco mais sobre esse case de sucesso entre Tudo de Bicho e Raccoon:
Quem já teve um bichinho de estimação sabe que é uma experiência única, todo dia é um motivo de felicidade diferente com eles. E a Tudo de Bicho possui isso como essência, está presente no mercado para aumentar a conexão entre dono e animal, oferecendo uma linha completa de produtos — desde brinquedos até medicamentos.
O desafio
Gerar visibilidade orgânica para a Tudo de Bicho, conquistar as primeiras posições do Google e aumentar o domínio da marca na internet.
A estratégia
O carinho especial e todo cuidado que os brasileiros demonstram por seus pets estão se tornando cada ano mais evidentes, os números e ações desse mercado comprovam isso: somente no ano de 2020, o segmento movimentou cerca de R$ 40.1 bilhões e deixou o Brasil entre os três maiores mercados do mundo em produtos de animais.
Diante de um cenário tão otimista, a Raccoon, em parceria com a Tudo de Bicho, estruturou uma estratégia de SEO robusta para conquistar espaço orgânico na internet, ganhar visibilidade e aproveitar toda e qualquer oportunidade de receita gerada pelo público da marca.
Para isso acontecer, foi necessária uma série de ajustes e análises no site completo da Tudo de Bicho — a começar pela auditoria realizada em todas as páginas, a qual buscou mapear possíveis erros, pontos de melhorias, problemas estruturais e falhas de conteúdo.
A partir deste primeiro passo e com os insumos de melhorias já identificados, a equipe da Raccoon deu início às primeiras implementações na estrutura do site, dividindo-as em SEO Off-page e SEO On-page.
As primeiras alterações consistiram em mudanças de elementos que estão por “trás” de todas as páginas, ou seja, Off-page. As quais geralmente o usuário não vê, mas o Google enxerga muito valor, como: indexação de páginas, sitemaps e dados estruturados.
Em seguida, os esforços foram direcionados para a otimização do SEO On-page, este que se tratava de mudanças em diversos elementos que devem estar presentes nas páginas, como: metas descriptions, títulos, palavras-chave, correção de links quebrados, heading tags e a otimização de tags canonicals.
Com as alterações técnicas de SEO e boas práticas aplicadas, o time da Raccoon conseguiu otimizar em diversos aspectos elementos que os chamados Googlebots consideram importantes para ranquear conteúdos nas primeiras posições de pesquisa, elevando a autoridade do site a outro nível e trazendo resultados de branding significativos, como os que veremos abaixo.
Os resultados
Com um segmento em alta, consumidores engajados e um site totalmente otimizado, a Tudo de Bicho, em parceria com a Raccoon, conquistou ainda mais espaço no mercado de pets brasileiro!
No decorrer de 12 meses, a estratégia gerou um aumento equivalente a 151% no número total de impressões e um crescimento de 235% nos cliques obtidos dos usuários.
O planejamento se mostrou muito alinhado com o objetivo da marca e com os interesses do público, prova disso foi a evolução do tráfego orgânico do site: ao todo houve um aumento de sessões em 67%, acompanhado também pelo crescimento da taxa de clique (CTR), que teve 35% de aumento YoY (Year over Year).
Tais resultados alcançados impactaram diretamente para que a Tudo de Bicho conquistasse mais espaço e visibilidade entre os grandes players do mercado de Pet Shop brasileiro, mostrando que estratégias orgânicas podem ser tão rentáveis e vantajosas quanto o investimento em mídias pagas.