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Reels do Instagram pode potencializar vendas; aprenda 3 dicas

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

As oportunidades para usar o Instagram para negócios são inúmeras. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em fevereiro deste ano, com mais de 1.600 brasileiros mostra que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram. Além disso, 58% dos entrevistados já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede. E como as marcas podem usar o Instagram de forma criativa, para alcançar mais pessoas e gerar melhores resultados? Aproveitando todo o potencial do Reels! 

Fonte: Pesquisa Instagram no Brasil – comportamento dos usuários do Instagram, Opinion Box

Conteúdo que gera engajamento

Se você ainda não conhece, Reels são vídeos curtos produzidos com música, áudio, efeitos de realidade aumentada, filtros, sobreposições de texto e muito mais. O recurso está disponível no Instagram e, recentemente, foi liberado no Facebook. “O Reels já é de longe o nosso formato de conteúdo que mais cresce”, disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, na ocasião.

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Para a gerente de marketing de produtos do Instagram, Silvia Ramazzotti, “o Reels é um lugar onde as pessoas estão super engajadas em seus interesses”. Ramazzotti, explica que mais de 80% dos vídeos produzidos são vistos com som e mais de 40% usam efeitos. A dica, portanto, é usar todos os recursos disponíveis na ferramenta para criar peças criativas que despertem o interesse do público e gerem engajamento. 

Relevância e confiança: o papel dos criadores de conteúdo

Segundo o estudo Edelman Trust Barometer 2021, 63% dos consumidores confiam mais no que os influenciadores falam sobre as marcas do que na propaganda que elas fazem. Prova disso, é o case de sucesso da Sallve, marca brasileira de cosméticos, que combinou peças criadas no Reels, pela influenciadora Nátaly Neri, com anúncios no Facebook. Como resultado, a marca viu a preferência pelo seu produto e a intenção de compra disparar:

“Durante o processo de co-criação entre o time Sallve, Facebook e parceiros, foi essencial trazer a perspectiva criativa da Nátaly para o centro e preservar a autenticidade da sua narrativa, para que pudéssemos todos chegar em um resultado que fosse a soma dos valores que cada time trouxe para o todo”, disse a Head do Creative Shop Scaled LATAM Meta, Renata Decoussau. 

 

3 dicas para criar Reels perfeitos no Instagram

Agora que você já entendeu a relevância da ferramenta, que tal conferir três dicas do Instagram para criar Reels perfeitos e de impacto? Veja a seguir: 

1) Crie conteúdos divertidos que correspondam ao que as pessoas já estão assistindo: 

Experimente incorporar as tendências que você vê no Reels nos seus vídeos com o toque exclusivo da sua marca. Ou comece a sua tendência com conteúdo original. Experimente senso de humor, transições, áudio ou texto para entreter o seu público e mantê-lo assistindo continuamente.

2) Comece exibindo a marca e elabore um visual que combine com o seu propósito: 

Ao criar anúncios do Reels, lembre-se do seu objetivo para o criativo. Se estiver fazendo um brand lift, destaque a sua marca nos primeiros segundos. Se o seu objetivo for conversões, mostre o produto ou serviço em ação.

3) Crie vídeos para reprodução com áudio ativado: 

Por padrão, os vídeos do Reels têm áudio. Use música e som para chamar a atenção do seu público. Reproduza o áudio original ou adicione uma música da biblioteca gratuita que ajuda a contar a sua história.

Por Juliana Fernandes, do E-Commerce Brasil

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