A Sea, empresa de Cingapura dona da Shopee, divulgou ontem (07/03) seu primeiro lucro trimestral. Segundo reportagem, a empresa foi beneficiada a partir de grandes cortes de custos implementados para compensar uma desaceleração na demanda pós-pandemia.
Como parte de seu plano de reestruturação, a empresa fechou operações em alguns países, cortou empregos e reduziu gastos com marketing.
No quarto trimestre de 2022, as despesas de marketing e vendas da Sea caíram 61% ano a ano. Consequentemente, isso ajudou a reduzir as despesas operacionais totais em quase um quarto, para US$ 1,35 bilhão.
Desaceleração do digital
O lucro líquido da empresa atribuível aos acionistas foi de US$ 426,8 milhões (ou US$ 0,72 por ação) no trimestre, em comparação com um prejuízo de US$ 617,6 milhões (ou US$ 1,12 por ação) no mesmo período do ano anterior.
Embora a Sea tenha tido um salto meteórico em 2020 e parte de 2021 — quando a demanda influenciada pela pandemia aumentou as receitas e ajudou a companhia a expandir para o México e a Espanha —, o crescimento diminuiu posteriormente em linha com uma desaceleração mais ampla no comércio eletrônico e na demanda de entretenimento digital.
A Reuters informou em setembro que a unidade de comércio eletrônico da empresa, a Shopee, estava saindo da Argentina e fechando operações locais no Chile, Colômbia e México.
Fonte: Reuters