Logo E-Commerce Brasil

SEO na era da IA: Sua marca pronta para ser a resposta, não só o resultado

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ver página do autor

O comportamento de busca do consumidor está evoluindo rápido. O Google deixou de ser apenas uma página de resultados para se transformar em um verdadeiro assistente inteligente. Com a chegada, nos últimos meses, de ferramentas como o Gemini 2.5 Pro, AI Mode, Deep Search e recursos “agentic”, o buscador passou a mediar a jornada do consumidor com respostas mais personalizadas, contextuais e, principalmente, baseadas em inteligência artificial.

fórum
(Imagem: Envato)

Nesse novo cenário, não basta aparecer entre os primeiros resultados. Agora, é preciso ser compreendido, citado e recomendado pela IA. Isso porque a inteligência artificial passou a intermediar não só a busca, mas também a decisão de compra. Estar bem posicionado já não garante visibilidade: é preciso ser relevante aos olhos da IA e dos algoritmos. E isso exige estratégia, com conhecimento técnico, dados e visão de negócio.

É nesse ponto que a Infracommerce faz a diferença. Com um time especializado em IA aplicada ao SEO, o ecossistema digital, presente em nove países da América Latina, desenvolve estratégias personalizadas para garantir que marcas e e-commerces se mantenham relevantes, e sejam encontrados e escolhidos nesse novo ambiente digital.

Na prática, se sua marca não aparece nas respostas geradas pela IA, ela está fora da “conversa”, e pior, pode até mesmo perder vendas.

O que sua marca precisa para avançar com resultados? Estratégia e especialistas!

A boa notícia é que a Infracommerce já está pronta para esse novo capítulo. Por meio da sua vertical Infradigital, a empresa une marketing digital, performance e estratégias de growth para e-commerce, garantindo que a sua marca não só seja encontrada, mas se torne parte da resposta final do consumidor.

A metodologia da Infracommerce é aplicada a partir de dois pilares estratégicos:

  • GEO (Generative Engine Optimization): Otimização de conteúdo e marca para que o e-commerce apareça nas respostas geradas por IAs, como: ChatGPT, Bing Copilot e Perplexity. Aqui, o foco é tornar sua marca uma fonte confiável e citável, mesmo sem depender de cliques tradicionais;
  • AIO (Answer Intelligence Optimization): Estruturação do conteúdo para que ele seja lido, compreendido e acionado corretamente pelas IAs. Isso significa usar formatos, linguagem e dados que favoreçam o reconhecimento da marca como autoridade, diretamente nas respostas inteligentes.

Quer saber como sua marca está sendo lida pelas IAs e como isso está ajudando, ou prejudicando, o ranqueamento da sua loja online? Fale com os especialistas da Infracommerce e descubra como preparar seu e-commerce para o futuro do SEO agora.