A Shein está ampliando sua plataforma de revenda, Shein Exchange, para a Europa e Reino Unido, iniciando com o lançamento de um aplicativo de revenda de produtos na França.
O Shein Exchange é uma plataforma de revenda online integrada que permite aos usuários vender e comprar produtos usados da marca Shein. A plataforma será primeiramente lançada na França e, posteriormente, expandida para o Reino Unido e Alemanha em etapas futuras.
A expansão da Shein Exchange é apoiada por estudos realizados pela própria Shein. Pesquisas com 3.500 clientes nos EUA, Brasil, México, Reino Unido, França e Alemanha, realizadas em setembro de 2023, mostraram um forte interesse dos clientes da Shein em incorporar práticas circulares em suas rotinas diárias. Os métodos mais preferidos foram a doação de roupas e a revenda online entre pares, destacando estas duas opções como as favoritas para se engajar no ecossistema da moda circular.
O laçamento na França, Alemanha e Reino Unido vem na esteira do lançamento da plataforma de revenda nos Estados Unidos, em outubro de 2022. Nos EUA, a plataforma tem mostrado crescimento contínuo, com mais de 4,2 milhões de usuários cadastrados em 2023 e mais de 115.000 itens usados listados por mais de 95.000 vendedores únicos.
Disponível diretamente através do aplicativo da Shein, o Shein Exchange visa facilitar o processo de revenda. A plataforma oferece uma interface amigável que automaticamente lista as compras anteriores dos usuários, cada uma com um botão “vender”, permitindo a listagem rápida e fácil dos produtos. Além disso, os usuários podem utilizar ferramentas de busca e filtro para encontrar itens usados à venda de forma eficiente.
“Como membro da comunidade do World Circular Textiles Day, sabemos que há muito a ser feito para alcançar um futuro totalmente circular na indústria têxtil até 2050”, afirmou Caitrin Watson, Diretora de Sustentabilidade da Shein, em comunicado. “A Shein continua a integrar práticas circulares ao nosso modelo de negócios, aumentando o uso de materiais reciclados e resgatados, além de desenvolver plataformas e programas que ajudam a prolongar o ciclo de vida de nossos produtos.”
“Com a expansão da nossa plataforma Shein Exchange para a Europa e Reino Unido, esperamos oferecer à nossa comunidade global de clientes mais oportunidades de participar da economia circular e promover os benefícios ambientais de comprar produtos de segunda mão em vez de novos. À medida que levamos o Shein Exchange a novos mercados, continuamos comprometidos em coletar feedback dos usuários e encontrar maneiras de melhorar este programa e aprimorar a experiência do usuário na plataforma.”
Caitrin Watson, Diretora de Sustentabilidade da Shein
Os resultados da pesquisa indicaram que quase metade dos entrevistados no Reino Unido, França, Alemanha e Brasil se sentem motivados a comprar roupas de segunda mão online, devido ao compromisso coletivo com a sustentabilidade e a moda circular. Ainda não foi falado sobre interesse e/ou previsão de lançamento da plataforma no Brasil.