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Sofist mostra, no Fórum E-Commerce Brasil 2024, a importância da experiência do usuário no mobile

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em maio de 2024, 77% dos acessos ao e-commerce no Brasil aconteceram através de dispositivos móveis. Segundo dados da Similarweb, Conversion e Agora Deu Lucro, a participação de visitas por dispositivo é de 55,2% para o mobile, 22,9% para o desktop e 21,9% para aplicativos (plataforma Android). Esses números mostram que projetar a experiência do usuário para celulares e afins é cada vez mais importante. Por isso, a Sofist estará no Fórum E-Commerce Brasil 2024 destacando como pensar em qualidade de software também voltada para o mobile.

Chamado de m-commerce, a modalidade de e-commerce com foco na compra por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets não para de crescer. Muito por conta da conveniência que oferece aos consumidores, o m-commerce não muda apenas a forma de vender, mas também a maneira de apresentar uma experiência de uso pensada para o mobile. A era de apenas adaptar uma versão desktop para celulares ficou no passado.

Prova disso é a procura cada vez maior das pessoas por aplicativos. De acordo com o relatório anual Mobile App Trends, da Adjust, os apps de e-commerce registraram, globalmente em 2023, crescimento de 43% em instalações e 14% em sessões.

Diante dessa realidade, assegurar que o usuário tenha uma jornada de compra fluida e sem frustração pode ser a chave para finalizar uma venda ou não. E isso passa por inúmeros fatores, como navegação simplificada, design funcional e velocidade e desempenho. No Fórum E-Commerce Brasil 2024, a Sofist vai mostrar que há soluções de engenharia de qualidade que podem garantir que um e-commerce, seja mobile ou aplicativo, proporcione a melhor experiência possível para o consumidor.

Sofist é uma boutique de serviços profissionais em engenharia de qualidade, que por meio de suas soluções ajuda seus clientes a prevenirem e reduzirem problemas em produtos digitais. Indo além dos testes convencionais, a empresa remodela o ciclo de desenvolvimento de software refinando processos e nutrindo uma cultura de qualidade.

Simulação ao vivo

No evento deste ano, a Sofist terá em seu estande um equipamento chamado Device Farm, uma estante com aproximadamente 20 dispositivos móveis, que simula o comportamento de um app (ou webapp) em diversos dispositivos, para identificar falhas e bugs nesses softwares. O objetivo é deixar clara a importância de se validar produtos digitais em dispositivos de diferentes marcas, resoluções de tela e sistemas operacionais.

Mesa com múltiplos celulares monitorando falhas e bugs de sites
Imagem: reprodução

“Hoje em dia o smartphone é o meio mais usado para realizar compras online, isso por conta da praticidade que ele oferece para as pessoas. Por isso, buscar potenciais problemas que possam impactar a jornada dos seus consumidores e impedi-los de finalizar suas compras é essencial”, diz a head de negócios da Sofist, Grace Libânio.

O Device Farm apresentará aos visitantes uma automação de testes rodando em um aplicativo de e-commerce fictício, mostrando desde a seleção de um produto até a inclusão no carrinho e checkout. Além dessa solução automatizada, a Sofist pode ajudar os e-commerces a validar diferentes aspectos da jornada do usuário, utilizando testes humanos e de performance ou desenvolvendo projetos mais curtos, chegando até mesmo a escopos de um dia de testes, através do método exclusivo de testes exploratórios One Day Testing.