Uma pesquisa recente da Sherlock Communications revelou que, apesar dos aumentos de preço, 25% dos brasileiros não cancelaram nenhuma assinatura de streaming em 2024. Aliás, streamings de vídeo são os preferidos nos serviços de assinatura recorrente.
O estudo também apontou que 63% dos entrevistados consomem séries e filmes por meio de plataformas de streaming, com a Netflix se destacando como a preferida em relação aos concorrentes.
Audiência multitarefa
Atrair a atenção do público latino-americano está se tornando mais desafiador. Em 2021, quase metade (46%) dos entrevistados afirmaram dar atenção total ao streaming de conteúdo, número que caiu para 24% em 2024. E isso tem uma explicação: três em cada quatro pessoas na América Latina dizem realizar multitarefas enquanto consomem conteúdo em plataformas de streaming.
No Brasil, por exemplo, o uso de celular para enviar mensagens é a atividade mais comum (39%), seguida por conversas com familiares e amigos (25%), prática de exercícios físicos (15%) e até mesmo leitura (8%).
Consumo de conteúdo
A tendência de consumo diário de conteúdo via streaming é significativa, com quase metade (49%) dos brasileiros consumindo entre 2 e 4 horas de conteúdo diariamente. Há ainda 6% que afirmam consumir por mais de 6 horas, demonstrando um envolvimento consistente com as plataformas.
Séries e filmes são os conteúdos mais assistidos (63%), seguidos por músicas (12%) e consumo de dois ou mais tipos de conteúdo simultaneamente (9%).
Popularidade das plataformas
Considerada sinônimo de streaming, a Netflix reportou um crescimento de 12% nas assinaturas latino-americanas no final de 2023.
No Brasil, as plataformas mais populares incluem a Netflix, líder com 81%, seguida pela Amazon Prime (com 52%) e HBO Max (35%). No segmento de música, o Spotify lidera com 54%, seguido pelo YouTube com 31%.
Opiniões e críticas
Entre as principais motivações para o uso do streaming estão o entretenimento e a descontração, escolhidos por 75% dos entrevistados latino-americanos.
No entanto, a qualidade do conteúdo é cada vez mais relevante, com 21% dos brasileiros criticando a repetitividade dos conteúdos e 39% considerando os reality shows como uma exploração de baixo valor de entretenimento.
A diversidade de conteúdo é uma questão crítica, com muitos usuários expressando a necessidade de uma representação mais ampla e diversificada.
Para 42% dos brasileiros, o Brasil não é “representado de forma justa e precisa”. Por conta disso, exigem uma melhor representação no conteúdo produzido localmente: 66% acreditam que os filmes e programas de TV apresentam a região com muita violência, drogas e estereótipos sexuais.