A tecnologia Tap To Pay é a mais recente disrupção no setor de pagamentos e promete transformar a experiência dos consumidores e dos comerciantes, permitindo que vendedores e prestadores de serviço usem seus smartphones como terminais de pagamento. Para aprofundar a discussão sobre o impacto dessa solução para o setor, Patricia Esteves, vice presidente sênior de marketing e vendas da Zoop, fintech pioneira na oferta de solução de ‘tap to pay’ white-label no Brasil, é uma das palestrantes do Fórum E-commerce Brasil 2024 para abordar o impacto da tecnologia, principalmente para pequenos e médios empreendedores.
Não à toa a discussão está em alta neste momento e a tendência seja de crescimento para esse tipo de serviço ofertado por comerciantes. De acordo com uma pesquisa inédita sobre o comportamento dos brasileiros em relação aos meios de pagamento, realizada pela Zoop em parceria com a PiniOn, 46% já experimentaram efetuar um pagamento a um vendedor que utilizou o celular como maquininha, dos quais 63% se sentiu mais seguro, em comparação com os métodos tradicionais. O estudo revela ainda que metade dos brasileiros já adotou os pagamentos por aproximação, com 27% optando pelo débito e 39% pelo crédito.
Um dos mais recentes cases de utilização dessa tecnologia é o Nubank. Desde maio do ano passado, por meio da parceria com a Zoop, o banco digital permite que seus clientes com conta jurídica habilitem o ‘tap to pay’ em seus aplicativos. De acordo com a empresa, com o recurso, os empreendedores podem ter custos até 30% menores, em comparação com as maquininhas.
“Esse cenário demonstra não apenas a rápida aceitação do Tap To Pay, mas também o potencial transformador dessa tecnologia no mercado brasileiro. A adoção deste meio de pagamento está apenas no início e pode transformar as jornadas de pagamentos no mundo físico, à medida que as empresas exploram novos casos de uso. Por exemplo, a possibilidade de incluir a funcionalidade em tablets, totens ou até a total exclusão dos caixas em lojas com pouco espaço. A expectativa é que essa solução se torne uma ferramenta essencial para impulsionar as vendas e melhorar a conversão”, explica Patrícia Esteves, que abordará a discussão no detalhe durante o Fórum E-Commerce Brasil 2024.
Atualmente, o foco da Zoop está voltado para a capacitação do varejo com essa tecnologia, para proporcionar ainda mais vantagens competitivas em um mercado que está em constante evolução. “Estamos antecipando as necessidades do mercado, garantindo que nossos parceiros estejam à frente das tendências de pagamento e em busca constante de proporcioTap To Pay: A evolução dos meios de pagamento no Fórum ECBR 2024nar muito mais resultados para toda a cadeia de varejo brasileira”, ressalta Patrícia.
A palestra acontecerá durante o Fórum E-Commerce Brasil 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.