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Tendências do e-commerce no setor da moda em 2025

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Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O setor da moda é o segundo maior no e-commerce brasileiro e o país ocupa o nono maior mercado no mundo. Com mudanças constantes no comportamento do consumidor e a crescente preferência pelas compras online, lojistas precisam estar atentos às tendências que prometem moldar o mercado em 2025.

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(Imagem: Reprodução)

Este artigo apresenta dados atualizados sobre o setor, as principais tendências para o próximo ano e boas práticas para otimizar a experiência dos consumidores. Além disso, destaca ferramentas essenciais que podem ajudar os lojistas a se destacar no mercado.

Mercado da moda é um dos mais movimentados no e-commerce

O setor da moda está entre os que mais movimentam o mercado digital. Segundo Confi.NeoTrust no Hub de Conhecimento da Infracommerce, durante o Fórum E-commerce Brasil 2024, o varejo da moda atingiu o faturamento de R$ 7,1 bilhões, conquistando a posição de segundo maior segmento no e-commerce, atrás apenas dos eletrodomésticos.

Além disso, o Brasil possui o nono maior mercado de roupas e acessórios do mundo. A pandemia e o isolamento social tiveram um impacto no comportamento de compra do consumidor. As compras online passaram a ser mais frequentes e hoje é a opção mais usada pelos consumidores. 

Segundo um levantamento da Opinion Box, 66% do público prefere fazer compras de roupas, calçados e acessórios virtualmente e 51% dos entrevistados compram itens de moda pelo menos uma vez por mês.

Entre as pessoas que compram online, 59% afirmam que um dos principais fatores de decisão para realizar esse tipo de compra são os preços competitivos. Além disso, a comodidade e benefícios exclusivos do mercado digital também contribuem para a preferência.

Tendências do setor de moda

O comportamento do consumidor muda o tempo inteiro e, com isso, novas tendências surgem. Para 2025, os lojistas do setor de moda podem esperar as tendências abaixo, conforme dados da Wake.

Social Commerce

Social Commerce trata-se da compra e venda de produtos efetuada diretamente pelas redes sociais. Plataformas como Instagram, TikTok e WhatsApp já possuem recursos para finalização de compra dentro de seus aplicativos, o que permite que as marcas alcancem clientes de forma mais dinâmica e interativa.

A divulgação de produtos de moda têm a aparência como uma de suas características principais. Sendo assim, as redes sociais são um canal de vendas importante já que são marcadas pela exibição de fotos, vídeos e conteúdos criativos.

Isso significa que as redes sociais têm um papel fundamental na decisão de compra, não servindo apenas para buscar produtos, mas também para encontrar avaliações, recomendações e informações adicionais que os ajudam a tomar suas decisões.

Além disso, a moda é impulsionada por tendências, e influenciadores digitais – presentes majoritariamente nas redes sociais – têm um grande impacto no comportamento do consumidor, tendo assim um papel essencial em destacar coleções, lançar novos estilos e criar desejo nos consumidores.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema que ganhou muita força nos últimos anos. Atualmente, com a preocupação ambiental, é comum que consumidores busquem informações a respeito dos produtos e marcas que consomem a fim de descobrir a origem dos materiais, se há mão de obra escrava na produção, como os resíduos são descartados, etc.

Apesar do tema ser recorrente em consumidores da Geração Z, a preocupação com a sustentabilidade atinge diversos públicos. Um levantamento da Nielsen aponta que 73% dos consumidores globais estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. Isso reflete diretamente nas escolhas de compra, incluindo a moda.

O mercado da moda, em especial, é uma das indústrias mais poluentes do mundo, segundo um estudo apresentado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês). Estima-se que mais de 8% do total das emissões globais de gases de efeito estufa são produzidos pela indústria de vestuário e calçados.

Com os consumidores cada vez mais conscientes, marcas que adotam práticas sustentáveis ganham destaque e fidelizam consumidores que valorizam essas iniciativas.

Personalização da experiência

Contudo, a personalização não se aplica apenas ao momento da compra. E-mails e notificações com ofertas exclusivas, conteúdos adaptados à etapa da jornada de compra do consumidor e até provadores virtuais têm se tornado comuns no mercado da moda, a fim de ajudá-los a encontrar peças que realmente atendam suas expectativas.

Boas práticas para lojas virtuais do setor de moda

Atendimento ao consumidor

A qualidade do atendimento ao cliente tem um papel definitivo no sucesso de uma marca de qualquer segmento. No mercado da moda não é diferente. De acordo com a pesquisa “Consumo de moda no Brasil”, 69% dos entrevistados deixaram de comprar em uma marca de roupas, sapatos e acessórios após terem recebido um atendimento ruim.

Por outro lado, experiências positivas tendem a aumentar a fidelização de clientes e incentivar a divulgação espontânea da marca, o que contribui para sua reputação. É importante considerar que 91% dos consumidores pesquisam sobre as marcas antes de se tornarem clientes.

Para melhorar o atendimento ao cliente, é essencial adotar uma abordagem multicanal, oferecendo suporte em diferentes plataformas como redes sociais, WhatsApp e chat no site. Assim, os clientes escolhem o que for mais conveniente.

Além disso, é importante treinar a equipe para lidar com situações específicas do setor, como trocas e devoluções, garantindo um suporte mais eficiente e empático. Por fim, coletar e analisar feedbacks dos consumidores ajuda a identificar melhorias e otimizar a experiência do cliente.

Video commerce

Enquanto a média geral de trocas e devoluções do e-commerce é de 3%, esse número pode chegar a 11% em lojas virtuais do setor da moda. Isso porque virtualmente o consumidor não tem uma percepção fiel do produto, o que aumenta as chances de quebra de expectativa.

Segundo um levantamento, 93% dos consumidores consideram os vídeos importantes na decisão de compra. Além disso, lojas que adotaram o vídeo commerce perceberam um aumento significativo no tempo de retenção na página do produto, aumento nas taxas de conversão e diminuição dos índices de troca e devolução.

Para usar o vídeo commerce, basta os lojistas adicionarem o aplicativo Replay na loja virtual.

Ofereça personalização na jornada de compra

Use tecnologias de inteligência artificial para personalizar a experiência de compra. Recomendações de produtos com base no comportamento do cliente, guias de tamanho e sugestões de estilo ajudam a criar uma jornada única e aumentam as chances de conversão.

Enquanto um atendimento ruim afasta os consumidores, segundo o levantamento “Consumo de moda no Brasil”, 56% dos consumidores afirmam que se tornarão compradores recorrentes após uma experiência personalizada.

Além de ferramentas com inteligência artificial, é possível disponibilizar a opção “finalização de compra pelo WhatsApp”, onde o cliente conversa com a equipe de atendimento para tirar dúvidas e finalizar o pedido diretamente pelo aplicativo de mensagens.

Essa é uma funcionalidade essencial em lojas do setor de moda, considerando que dúvidas a respeito de trocas e devoluções ou rastreamento de pedido, por exemplo, são comuns. Quando não sanadas, podem levar ao abandono de carrinho.

Saiba mais sobre a funcionalidade disponível no aplicativo Botão Zap.

Essas são algumas das principais tendências e boas práticas para o setor da moda em 2025. É importante lembrar que a experiência do cliente deve estar sempre no centro das estratégias. Conheça os aplicativos do Empreender Plus e descubra as ferramentas mais avançadas para impulsionar sua loja virtual.