De acordo com um levantamento, o mercado global de luxo ultrapassou os US$ 1,6 trilhões em 2023, crescendo entre 8% e 10% em todas as categorias. Esse mesmo nível de crescimento, porém, não está garantido para os próximos 12 meses. A fim de estimular a recuperação do bom desempenho do ano anterior, especialistas chineses apresentam as principais tendências de moda de luxo para este ano.
TikTok como combustível para a moda de luxo
Com mais de 45 milhões de usuários diários, o TikTok permeou todos os setores desde o seu boom em 2018, influenciando fortemente as decisões dos consumidores em tudo — de hotéis e restaurantes de primeira linha até tendências de moda e beleza.
Apesar de não haver uma aderência imediata das marcas de luxo, a Launchmetrics informou que empresas de moda sofisticadas aumentaram o seu valor de impacto mediático (medida de conversação através dos meios de comunicação) no ano passado. O ritmo, inclusive, foi mais rápido do que o fast fashion na aplicação.
O TikTok continuará como um recurso de marketing poderoso para marcas de luxo em 2024. Ainda assim, Katie Devlin, editora assistente de tendências da previsão de tendências, ressaltou que as marcas precisarão ser cada vez mais inventivas. Isso ocorre porque os consumidores estão cada vez mais analíticos em relação aos criadores de conteúdo e à sua autenticidade em 2024.
Comunidades NFT: o novo padrão ouro do luxo
No ano passado, diversos players de luxo tradicionais, incluindo Maison Margiela e Gucci, aprimoraram o segmento NFT e desencadearam um retorno ao mercado — com a Louis Vuitton permanecendo como o padrão ouro.
Depois de toda essa corrida do NFT, os participantes estão mudando a narrativa em torno de suas comunidades NFT. Ou seja, estão aprimorando sua imagem (evitando termos carregados como NFT e cripto) e adaptando a abordagem para capacitar consumidores de luxo ainda reticentes.
Outra tendência para este ano serão os concorrentes de luxo avançando no cultivo de seus próprios clubes de elite, apoiados por NFT. Tal como uma tática já explorada por Gucci e Louis Vuitton, produtos exclusivos no figital e vantagens premium exclusivas para membros (como convites para desfiles da semana de moda, caixas misteriosas e sessões de estilo pessoal) serão muito comuns em 2024.