O TikTok é a plataforma de comércio social do momento, pois marcas e profissionais de marketing procuram lucrar com o fenômeno #TikTokMadeMeBuyIt . Embora o TikTok possa não ter uma base de compradores tão grande quanto o Facebook ou o Instagram , seus compradores são altamente ativos e engajados.
O TikTok é um forte impulsionador da intenção de compra. Se o #TikTokMadeMeBuy nos ensinou alguma coisa, é que uma variedade aparentemente aleatória de produtos, de calças de ioga a limpadores de tapetes e molhos para ranchos, pode rapidamente se tornar viral e levar a vendas. A força do TikTok na descoberta é alimentada por seu algoritmo, que exibe conteúdo relevante e divertido para os usuários no feed principal e personalizado “Para você”. Esses vídeos geralmente apresentam produtos, incluindo itens que um usuário nunca considerou antes de vê-los no feed.
As pessoas que compram no TikTok navegam e compram mercadorias com mais frequência do que os compradores em outras plataformas sociais. Mais de um quinto dos compradores do TikTok em todo o mundo disseram que compravam produtos no TikTok “o tempo todo”, à frente de todas as outras plataformas medidas, de acordo com a pesquisa Bazaarvoice de janeiro de 2022. O estudo não indicou onde essas compras foram concluídas, no entanto.
Muitas compras inspiradas no TikTok acontecem fora da plataforma , inclusive em sites de comércio eletrônico, em lojas ou mesmo em redes sociais rivais com ofertas de comércio mais robustas, como Facebook e Instagram. Em alguns casos, o TikTok pode facilitar esse comportamento: permite que as empresas direcionem as pessoas para suas contas do Instagram (e do YouTube ) com um link incorporado na parte superior de seus perfis do TikTok.
A maquiagem do usuário mais jovem do TikTok ajuda a explicar os altos níveis de compra fora da plataforma. Adolescentes e jovens adultos compõem o núcleo da base de usuários do TikTok nos EUA. Eles são mais inclinados do que as gerações mais velhas a acompanhar as tendências atuais e serem influenciados a comprar com base nelas, mas podem ter menos poder de compra ou não ter acesso a métodos de pagamento digitais. Mas muitos desses adolescentes e jovens adultos compartilham o conteúdo do TikTok com parentes ou amigos, que compram o item em destaque para eles em outro lugar.
Como resultado, a participação do TikTok no mercado total de comércio social dos EUA permanecerá relativamente pequena. Os consumidores dos EUA gastarão US$ 45,74 bilhões em compras de comércio social este ano, incluindo compras feitas via checkout no aplicativo e aquelas feitas clicando no site de um varejista. O Facebook e o Instagram continuarão a responder pela maioria dessas compras e serão responsáveis pela maioria dos compradores sociais.
Pequeno ainda pode ser poderoso. Nossa previsão não leva em conta as compras na loja ou fora da plataforma que são comuns nas compras #TikTokMadeMeBuyIt. O TikTok também está lançando rapidamente novos recursos para gerar mais compras no aplicativo, incluindo mini-vitrines, links de produtos e a capacidade de integrar catálogos de produtos em formatos de anúncios selecionados e transmissão ao vivo. Isso ajudará a capturar mais gastos com comércio social.
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Fonte: eMarketer