O TikTok é uma plataforma de entretenimento muito conhecida pelas dancinhas e vídeos engraçados que viralizam por lá diariamente, entre outros conteúdos. Mas nem todos sabem que ele também é um poderoso canal para divulgar produtos e marcas, por ter um público muito engajado e diversificado.
Esse foi um dos assuntos de destaque do Congresso Indústria Digital 2023, onde o tema foi discutido no painel Community Commerce no TikTok: como aproveitar o potencial para incrementar vendas online.
O painel contou com uma rodada de diálogo entre executivos e profissionais do mercado digital, que trouxeram sua visão sobre o universo Community Commerce no TikTok e como isso vem revolucionando as vendas online através do engajamento nas comunidades.
Na prática, o Community Commerce funciona como uma espécie de boca a boca virtual que aproxima marcas e clientes, por meio de divulgação de conteúdos criativos que geram identificação do público com a marca.
Com o mercado cada vez mais conectado e digitalizado, contar com soluções competitivas é fundamental para estar sempre à frente da concorrência. É isso que defende o palestrante Luiz Figueira, Diretor Geral de Desenvolvimento de Plataforma e Ecossistema da Nuvemshop. Para ele, utilizar uma plataforma que integra o lojista com o canal TikTok ajuda a loja a impulsionar suas estratégias de e-commerce para atrair mais clientes e escalar seu negócio.
Para dar uma dimensão da relevância entre a integração das redes sociais e o e-commerce, Thabata Requena, Account Manager do TikTok, destacou que essa plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses. Ela apontou ainda que, em 2022, 54% dos usuários encontraram novos produtos ou novas marcas através do canal e 50% desses usuários tomaram a decisão de comprar. “O TikTok é um lugar onde junta entretenimento e negócios”, afirma.
Como a Macchi construiu uma história de sucesso pelo TikTok
A Macchi é uma joalheria de alianças que nasceu em 2021. Por ter como foco um produto de baixa recorrência (os clientes não costumam repetir a compra de alianças com frequência), a loja sempre teve como desafio fortalecer sua marca, a fim de alcançar novas pessoas todos os dias. E o TikTok surgiu como o aliado perfeito para atender a necessidade da Macchi de aumentar sua base de clientes e garantir a solidez do negócio. “O TikTok, por ter o algoritmo muito poderoso, faz com que a gente consiga alcançar muitas pessoas a ponto da nossa base realmente ir crescendo todos os dias”, afirmou Aline Djanikian, CEO e Co-fundadora da marca.
A executiva relata que, desde que começou a investir em conteúdo no TikTok de forma constante, sua marca cresceu de forma acelerada. A partir daí, ela passou a criar conteúdos, campanhas e estratégias sempre pensando em um formato que pudesse levar para o TikTok. Com isso, a força da comunidade em torno da Macchi se tornou algo surpreendente, e os clientes passaram a ser embaixadores da marca.
Para Djanikian, “pessoas se conectam com pessoas”. Acreditando nisso, sua principal estratégia é entregar conteúdos voltados para aquilo que a sua comunidade quer ver, algo que gere identificação e engajamento. Segundo ela, para entender o que o público quer ver, é necessário testar vários formatos de conteúdo até chegar no modelo que mais agrada os seguidores.
Uma estratégia que deu muito certo
Visando engajar e fortalecer ainda mais sua marca e alavancar as vendas, a Macchi criou a campanha Macchi Lovers, ação com pequenos influenciadores e criadores de conteúdo para o TikTok — essas pessoas divulgavam um vídeo falando sobre os produtos recebidos por permuta. A ideia era levar o conteúdo para o maior número possível de pessoas.
Resultado: a Macchi Lovers foi um sucesso. Foi com essa campanha que a Macchi se inscreveu no TikTok Ad Awards 2022, uma premiação do TikTok para reconhecer as melhores iniciativas publicitárias da plataforma.
Surpreendentemente, a Macchi, uma joalheria de 2 anos e com um time de 6 pessoas, foi finalista na premiação ao lado de grandes nomes como Itaú e Prime Vídeo. “Não ganhamos, perdemos pra Amazon, mas eu estou muito satisfeita em perder pra Amazon, foi sensacional”, concluiu Djanikian.
O conteúdo apresentado pela Macchi resume bem como pequenas e médias empresas também têm potencial para alcançar o sucesso. O segredo é entregar conteúdos criativos e relevantes, ter autenticidade e respirar inovação o tempo todo — e acreditar que o TikTok não é um ambiente exclusivo para dancinhas e vídeos engraçados.
Por Miriam Almeida, em colaboração para o E-Commerce Brasil