Segundo uma publicação do site Bloomberg News, o TikTok pretende aumentar em dez vezes o tamanho de seu negócio de comércio eletrônico nos EUA (até US$ 17,5 bilhões). Diante disso, a empresa chinesa prepara o terreno para encarar de frente rivais como Amazon, Shein e Temu.
Além dessa ameaça aos e-commerces americanos, fontes afirmaram que o TikTok também espera fazê-lo na América Latina. Por aqui, a oferta de produtos via e-commerce deverá acontecer nos próximos meses e terá como principal concorrente o Mercado Livre, que teve o seu lucro mais do que dobrado em 2023.
TikTok já fatura com vendas online
A notícia chega semanas depois de um relatório mostrar que o TikTok gerou US$ 10 bilhões em gastos do consumidor — trata-se do primeiro aplicativo móvel não relacionado a jogos a atingir esse marco.
De acordo com Lexi Sydow, chefe de insights da data.ai, “o TikTok está prestes a se tornar o aplicativo móvel mais lucrativo de todos os tempos, aproximando-se de US$ 15 bilhões em 2024”.
A executiva ainda completou dizendo que “os consumidores estão gastando mais de US$ 11 milhões por dia dando gorjetas aos seus criadores de conteúdo favoritos, impulsionando o TikTok a superar o jogo para celular mais lucrativo do mundo até hoje: o viciante e amado Candy Crush Saga”.
Neste último caso, os gastos do consumidor do TikTok partem das moedas TikTok que os usuários gastam em presentes virtuais para criadores de conteúdo na plataforma. Os criadores podem converter essas moedas em moeda fiduciária.