Apesar da forte expansão pelo mundo, o TikTok recuou em parte de suas estratégias voltadas ao live-commerce nos Estados Unidos e Europa. A informação é do Financial Times, que cita o insucesso da prática nos mercados citados, apesar de ter grande destaque, principalmente, na China.
O TikTok vem testando compras ao vivo no Reino Unido desde o final do ano passado, começando com um evento multimarcas chamado “ On Trend ” em dezembro passado. Mas o FT informou que essas transmissões ao vivo de compras não atraíram grandes audiências e não geraram muitas vendas, e alguns dos criadores envolvidos nos primeiros projetos do TikTok Shop desistiram completamente.
A companhia planejava lançar o Shop na Alemanha, França, Itália e Espanha até agora, e esperava lançar nos EUA ainda este ano, mas agora disse ao FT que atualmente está focado apenas em tornar o produto um sucesso em o Reino Unido. Também está ao vivo em vários países da Ásia, onde o conceito está mais maduro.
O live commerce, liderado por criadores e influenciadores, é um negócio enorme para o proprietário do TikTok, ByteDance. Douyin, a versão chinesa do TikTok que também pertence à ByteDance, viu essas vendas ao vivo se transformarem em grandes eventos culturais que trazem grandes negócios para varejistas, criadores e plataformas.
Mas até agora, não há muitas evidências que sugiram que o modelo de comércio eletrônico ao vivo funcionará em todos os lugares. Claro, QVC e a Home Shopping Network já foram um grande sucesso nos EUA, e mais e mais usuários estão comprando produtos através do Instagram, TikTok e YouTube, mas muitas plataformas tentaram fazer as compras ao vivo funcionarem e nenhuma conseguiu até agora. Além disso, à medida que as compras sociais continuam a crescer, a competição para ser o lar dessas compras será acirrada
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Fonte: The Verge